Estagio mecanica
Por: tyuiago • 10/12/2015 • Trabalho acadêmico • 961 Palavras (4 Páginas) • 250 Visualizações
O Fluído é qualquer substância capaz de escoar e assumir a forma do recipiente que o contém. A Hidráulica basicamente é a ciência que estuda líquidos em escoamento e sob pressão. Também existem os sistemas óleos-hidráulicos que utilizam como elemento transmissor o óleo.
Os sistemas hidráulicos têm algumas vantagens e algumas desvantagens. Abaixo estão algumas delas:
- Vantagens: É um sistema de fácil instalação, flexibilidade; permite rápida e suave invenção de movimento; possibilidades de variações micrométricas na velocidade; são sistemas autolubrificados; têm pequeno peso e tamanho em relação a potência assumida ; são de fácil proteção ;
- Desvantagens: Seu custo é mais elevado; baixo rendimento, pois transforma energia elétrica em mecânica, mecânica em hidráulica, e finalmente hidráulica em mecânica; vazamentos internos e externos; perigo de incêndio, pois o óleo mineral é inflamável.
O estudo dos Fluídos são divididos em 3 partes:
- HIDRÁULICA – é uma ciência baseada nas características físicas dos líquidos em repouso e em movimento. Potência hidráulica é aquela fase da hidráulica que se refere ao uso dos líquidos para transferir potência de um local para outro. Portanto, é essencial para o estudo dos princípios de potência hidráulica, compreender o conceito de potência e fatores relacionados.
- HIDROSTÁTICA – parte a hidráulica que estuda os fluidos em estado de repouso.
- HIDRODINÂMICA – parte a hidráulica que estuda os fluidos em movimento.
Para o estudo dos Sistemas Hidráulicos,existem algumas leis para se determinar algumas propriedades:
- - LEI DE ARQUIMEDES
Considere um volume cúbico de água. Estando este em repouso, o peso da água acima dele necessariamente estará contrabalançado pela pressão interna neste cubo. Para um cubo cujo volume tende para zero, ou seja um ponto, esta pressão pode ser expressa por P= ρgh.
- - LEI DE PASCAL
A Lei de Pascal pode ser enunciada da seguinte maneira: Uma variação de pressão provocada num ponto de um fluido em equilíbrio transmite-se a todos os pontos do fluido e às paredes que o contêm. Considerando a pressão num ponto A com uma altura h como pA, se variarmos a sua pressão em ∆p, a sua pressão passará a ser p'A = pA + ∆p Como A é um ponto genérico, todos os pontos do fluido serão acrescidos de ∆p.É calculada pela fórmula ∆p = [pic 1][pic 2] .
- – LEI DE STEVIN
Considerando um líquido homogêneo e em equilíbrio, sob a ação da gravidade e dentro do líquido, dois pontos A e B cujo desnível é h. Sendo pa a pressão no ponto A e pb a pressão no ponto B, verifica-se que: pb = pa + dgh.
- - LEI DE BERNOULLI (LEI DA VAZÃO)
A vazão de um fluido pode ser determinada de duas formas distintas. Como ela é dada por 1/min. (litros por minuto) ou no sistema internacional em m3/seg., etc., pode-se determiná-la pela razão do volume escoado do fluido por unidade de tempo ou ainda pelo produto da velocidade do fluidos versos a área da secção transversal na qual o mesmo está escoando.Calcula-se usando essas fórmulas:
Q = [pic 3][pic 4] = volume / tempo Q = v*A = velocidade * área
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão.
Algumas propriedades são fundamentais para a análise de um fluido e representam a base para o estudo da mecânica dos fluidos, essas propriedades são específicas para cada tipo de substância avaliada e são muito importantes para uma correta avaliação dos problemas comumente encontrados na indústria. Dentre essas propriedades podem-se citar: a massa específica, o peso específico e o peso específico relativo.
...