Estrutura de Madeira
Por: kianathais • 7/9/2016 • Trabalho acadêmico • 4.966 Palavras (20 Páginas) • 364 Visualizações
[pic 1]
ESTRUTURA DE MADEIRA
LISE
BRASÍLIA
2016
LARYSSA PADILHA – C748BB1
MARIA CECILIA – C449HH-7
NICOLAU FRANKLIN LOPES – C7299C-0
RENATA ASTOLPHO – C49907-2
THAIS CURI – C6265J-4
ESTRUTURA DE MADEIRA
LISE
[pic 2]
BRASÍLIA
2016
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos citar estruturas de madeiras em diversas ocasiões.
A madeira é um ótimo material de construção quanto aos aspectos de conforto, praticidade no projeto, rapidez de montagem e durabilidade. Habitar uma casa de madeira aproxima o homem da natureza, pois a madeira mantém em seu estado final de industrialização características como cores, texturas e aromas naturais, que podem ser explorados nas diferentes aplicações nas construções habitacionais (MEIRELLES, 2007).
O desempenho estrutural, térmico, acústico, o nível de segurança contra incêndio, a funcionalidade, a acessibilidade, as condições de durabilidade e a possibilidade de manutenção são aspectos fundamentais que devem ser observados em uma estrutura de madeira. (JUNIOR, 2010).
A aplicação da madeira na construção variou com cada civilização, cada clima, terreno e cultura, determina uma técnica construtiva diferente no uso da madeira (MEIRELLES, 2007).
2 MADEIRA
No Brasil, ao longo de sua história o uso de técnicas construtivas inadequadas fez com que as construções em madeira fossem sinônimas de subhabitação ou de pouca durabilidade. Os novos paradigmas de sustentabilidade e as transformações que a sociedade vem passando fazem com que este estigma seja revisto.
Somente 6% das áreas de florestas exploradas no mundo são aplicadas na construção civil. É relevante para os países sul americanos, o desenvolvimento de uma indústria de produtos florestais, como por exemplo, a produção de madeira laminadas e a produção de chapas transformadas.
Outro aspecto importante e desconhecido pela sociedade refere-se à questão ecológica, ou seja, quando se pensa no uso de madeira é automático para o leigo imaginar grande devastação de florestas, consequentemente, o uso de madeira parece representar um imenso desastre ecológico. No entanto, é esquecido que, em primeiro lugar, a madeira é um material renovável e que durante a sua produção (crescimento) a árvore consome impurezas da natureza, transformando-as em madeira. A não utilização da árvore depois de vencida sua vida útil devolverá a natureza todas as impurezas nela armazenadas.
Algumas madeiras mais utilizadas nas estruturas são do tipo maciço: roliça natural ou serrada. A madeira roliça natural é mais utilizada em escoramentos, construções rústicas, pontes entre outras, tem um baixo custo e é facilmente comprada ao se comparar com os demais tipos. A madeira cerrada é utilizada em elementos de telhado, peças, caibros e outros.
Um fato quase desconhecido refere-se á alta resistência mecânica da madeira. As madeiras de uma forma geral são mais resistentes que o concreto convencional.
2.1 VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DA MADEIRA
- Na flexão, resistente tanto a esforços de tração quanto de compressão;
- Produto natural;
- Versatilidade de uso;
- Textura;
- Renovável;
- Baixo peso próprio e grande resistência mecânica;
- Grande capacidade de absorver choques;
- Boas características de isolamento térmico e acústico;
- Facilidade de ser trabalhada;
- Ligações fáceis e simples;
- Custo de produção reduzido.
2.3 DESVANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DA MADEIRA
- Material anisotrópico, ou seja, que não apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão;
- Formas limitadas: alongadas e de seção transversal reduzida;
- Deterioração fácil;
- Material heterogêneo;
- Combustível, podendo atuar como agente propagador do fogo;
- Vulnerabilidade;
- Variações volumétricas x Variação de umidade (a madeira muda de volume conforme aumenta ou diminui sua umidade).
3 FUNDAÇÃO
As casas de madeira tem massa muito menor que as de alvenaria de tijolos ou de blocos de concreto. Mesmo assim necessitam de fundações adequadas para assegurar apoio firme e permanente para a construção.
O tipo de fundação depende de vários fatores:
- Topografia;
- Tipo de solo;
- Número de pisos;
- Uso da construção;
- Partido arquitetônico;
- Disponibilidade de mão de obra.
A fundação pode ser feita de diversos materiais:
- Blocos de cimento;
- Concreto;
- Alvenaria de tijolos ou pedra;
- Totalmente em madeira ou misto.
3.1 CONCRETO E ALVENARIA [pic 3]
Fig.1 - Detalhe da ancoragem da parede diretamente na base e piso de alvenaria
A fundação totalmente em concreto ou alvenaria, deve ser feita de tal modo que haja uma plataforma plana e seca onde a superestrutura de madeira seja fixada. A fixação é feita através de prisioneiros chumbados na base.
A partir dessa base são erguidos as paredes e os outros componentes da edificação. As fundações em alvenaria devem ser construídas com os mesmos critérios de construção para casas de tijolos ou de blocos de concreto.
3.2 MADEIRA
[pic 4]
Fig. 2 – Estacas de madeira
A base é composta por estacas de madeira tratada com diâmetro entre 15 e 25 cm. As estacas são enterradas cerca de 1 m no solo, e apoiadas em um bloco de concreto de aproximadamente 30 cm de diâmetro por 15 cm de altura, fundido no local, de modo a que não sofram recalque com as cargas normais da construção.
...