TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Artigos Científicos: Estudo Dirigido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 3

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

ESTUDO DIRIGIDO

Prof. Maria Fernanda Bernal Lopez _____________________________________________________________________

1) A certificação é o processo no qual, através do recurso a uma entidade externa e independente à organização – o organismo de certificação ou entidade certificadora -, devidamente acreditado para esse efeito, é emitido um certificado que atesta que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos de um dado referencial. Os referenciais habitualmente usados neste âmbito são normas.

2) ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Standard Organization), com sede em Genebra, Suíça e que cuida da normalização em nível mundial. Foi criada em 1947 e actualmente é composta por 132 países membros. A ISO ficou popular pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas de Gestão da Qualidade nas empresas..

3) Um organismo de certificação (ou entidade certificadora) é uma entidade independente e devidamente acreditada (reconhecida) para realizar actividades de certificação de produtos, serviços, sistemas de gestão, entre outros, num determinado âmbito e segundo um ou vários referenciais normativos. O reconhecimento da competência e credibilidade destes organismos é fundamental para a sua actuação.

4) A acreditação de uma entidade certificadora é conferida por organismos acreditadores independentes, os quais tem por missão reconhecer a competência técnica daquelas entidades, num dado âmbito e de acordo com referenciais internacionais. Em Portugal, e desde 2004, que as funções de organismo nacional de acreditação se encontram atribuídas ao Instituto Português de Acreditação, I.P. (IPAC).

5) A certificação e a acreditação são actividades diferentes sendo a acreditação o reconhecimento da competência técnica para exercer as actividades de avaliação de conformidade, como por exemplo reconhecimento para certificação (de sistemas de gestão, de produtos, etc).

6) A certificação passa sem dúvida por uma opção estratégica de desenvolvimento das organizações, no sentido de quererem evoluir, melhorar e ganhar mercados. São apontadas diversas vantagens, quer a nível interno quer a nível externo, podendo referir-se: Melhoria do prestígio e da imagem; Aumento da competitividade e entrada em novos mercados; Aumento da confiança dos trabalhadores, clientes e administração; Cultura da melhoria contínua; Redução de custos; Prevenção e minimização de aspectos, perigos e acidentes. Por último, interessa realçar que com a globalização dos mercados e o alargamento da concorrência a capacidade de apresentar comprovativos de reconhecimento por entidades terceiras do cumprimento de requisitos específicos - sejam eles de qualidade, ambiente, segurança ou responsabilidade social - assume um papel cada vez mais preponderante na capacidade de penetração comercial das empresas.

7) Qualquer certificação é temporária. A ISO, organismo internacional de normalização e responsável pela publicação da maior parte dos referenciais normativos reconhecidos internacionalmente, prevê que todas as normas sejam reavaliadas periodicamente, o que normalmente se traduz na alteração e publicação de uma nova edição da norma. Por outro lado, aos certificados emitidos é atribuído um prazo ao fim do qual todo o processo de certificação é reiniciado. Durante cada ciclo de certificação a entidade certificadora faz visitas regulares à empresa, normalmente com uma cadência anual, no sentido de confirmar que os requisitos continuam a ser cumpridos

8) A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é lhe prover confiança de que o seu fornecedor poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que você especificou.

9) A certificação ISO 9001 acontece em 7 passos: Defina o método de implementação adequado para sua empresa, escolha um profissional da sua empresa para ser o representante da direção, diagnóstico e planejamento, envolva seus colaboradores,

implemente os requisitos da norma, execute uma auditoria interna, contrate a auditoria de certificação.

10) A implantação da ISO 9001 oferece, além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para as empresas: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade. Além desses benefícios, também leva a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes.

11) A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »