Estudos relacionados à Trigonometria
Seminário: Estudos relacionados à Trigonometria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: well24 • 25/11/2013 • Seminário • 673 Palavras (3 Páginas) • 489 Visualizações
Trigonometria
Estudos relacionados à Trigonometria.
A Trigonometria (trigono: triângulo e metria: medidas) é o estudo da Matemática responsável pela relação existente entre os lados e os ângulos de um triângulo. Nos triângulos retângulos (possuem um ângulo de 90º), as relações constituem os chamados ângulos notáveis, 30º, 45º e 60º, que possuem valores constantes representados pelas relações seno, cosseno e tangente. Nos triângulos que não possuem ângulo reto, as condições são adaptadas na busca pela relação entre os ângulos e os lados.
Os estudos iniciais estão relacionados aos povos babilônicos e egípcios, sendo desenvolvidos pelos gregos e indianos. Através da prática, conseguiram criar situações de medição de distâncias inacessíveis. Hiparco de Niceia (190 a.C – 125 a.C) foi um astrônomo grego que introduziu a Trigonometria como ciência, por meio de estudos ele implantou as relações existentes entre os elementos do triângulo. O Teorema de Pitágoras possui papel importante no desenvolvimento dos estudos trigonométricos, pois é através dele que desenvolvemos fórmulas teóricas comumente usadas nos cálculos relacionados a situações práticas cotidianas.
Devemos ressaltar que a Trigonometria objetivou a elaboração dos estudos das funções trigonométricas, relacionadas aos ângulos e aos fenômenos periódicos. A partir do século XV, a modernidade dos cálculos criou novas situações teóricas e práticas relacionadas aos estudos dos ângulos e das medidas. Com a criação do Cálculo Diferencial e Integral, pelos cientistas Isaac Newton e Leibniz, a Trigonometria ganhou moldes definitivos no cenário da Matemática, sendo constantemente empregada em outras ciências, como Medicina, Engenharia, Física (ondulatória, óptica), Química, Geografia, Astronomia, Biologia, Cartografia, Navegação entre outras.
http://www.brasilescola.com/matematica/trigonometria.htm
Mostrar transformações entre graus e radiano.
Quando medimos o ângulo de um arco utilizamos como unidade o grau ou o radiano. Temos que 1º (um grau) possui 60’ (sessenta minutos) e 1’ (um minuto) possui 60” (sessenta segundos). Uma circunferência possui 360 arcos de abertura igual a 1º. No caso da medida em radianos, dizemos que o arco mede um radiano (1 rad) se o seu comprimento for igual ao comprimento do raio da circunferência que se encontra o arco medido.
Α tabela a seguir mostra algumas relações entre as unidades em graus e radianos.
Convertendo Graus em Radianos
Na conversão de graus para radianos utilizamos uma regra de três simples, por exemplo:
20º em radianos
graus radianos
20º X
180º π rad
15º em radianos
graus radianos
15º x
180º π rad
120º em radianos
graus radiano
120º x
180º π rad
150º em radianos
graus radiano
150º x
180º π rad
300º em radianos
graus radiano
300º x
180º π rad
Convertendo Radianos em Graus
Na conversão de radianos para graus, basta substituirmos o valor de π por 180º. Veja exemplos:
A amplitude (A) representa o máximo afastamento, durante a oscilação, em relação à posição
...