TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplos de CVV em Engenharia Ambiental

Por:   •  21/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]           

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

Cálculos na construção do Aterro Sanitário

CURSO: Engenharia Ambiental                Professora: Fabiana Pereira de Oliveira

Joyce da Silva Rocha

Resumo: A cada dia há uma crescente produção de resíduos sólidos, que, em sua maioria, são depositados em locais não apropriado como lixão e aterro controlado. Sabe-se que o aterro sanitário é a melhor opção para o destino desses resíduos, pois o mesmo tem proteção dos solos, tratamento do chorume e aproveitamento do gás para produção de energia. Além disso, após sua vida útil, o terreno pode ser reaproveitado. Mas antes de sua construção é preciso selecionar a melhor área e estabelecer  algumas caracteristicas como: sua capacidade volumétrica e o seu tamanho em extensão, é para isso há necessidade da utilização de calculo integral.

Palavras-chaves: Aterro Sanitário,capacidade volumetrica, calculo integral,

  1. Introdução

Devido ao crescimento populacional, os resíduos da atividade humana vêm se acumulando, com isso há a necessidade do descarte adequado de sólidos urbanos, sendo assim optou-se por abordar o estudo do aterro sanitário, que  segundo a lei nº 12.305/2010, artigo 3º inciso VIII, é a disposição final ambientalmente adequada. Esse obedece a uma série de normas e procedimentos, evitando os danos da sua degradação descontrolada. Mostrando-se assim, como o melhor meio para descarte de sólidos urbanos.

Na definição de (CETESB, 1997) o Aterro Sanitário é um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, o aterramento, que é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos, que são provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções, etc. É uma obra que segue princípios da engenharia que tem como objetivo acomodar no solo, resíduos no menor espaço prático, causando menos dano ao meio ambiente ou à saúde pública.

Exige cuidados especiais e técnicas específicas a serem seguidas, desde pesquisas prévias para seleção e preparo do terreno até sua operação. Utilizasse estudos da área para sua construção como: capacidade volumétrica esperada tanto para os aterro quanto para as lagoas de tratamento,  estenção terreno (areá), monitoramento ambiental de gases, resíduos sólidos, chorume, manutenção e tratamento. Com isso, tem-se como objetivo demonstrar como é elaborado os cálculos para construção de um aterro sanitário.

2. 1.   Referencial Teórico

Segundo a Pesquisa Nacional sobre Saneamento Básico (2000, apud BORBA, 2006), a disposição e o tratamento de resíduos sólidos distribuem-se da seguinte forma: 69% depositados em lixões a céu aberto, 13% em aterros controlados, 13,8 % em aterros sanitários, 4,2% têm outra destinação, como as usinas de compostagem e a incineração de acordo com a Figura 1.

[pic 2]

 

Figura 1 – Disposição e Tratamento de resíduos sólidos

 Fonte: Análise de Modelos de Geração de gases em Aterros Sanitários: estudo de Caso (2013)

Mas essa citação deve alterar, já que substituição dos lixões e aterros controlados pelo aterro sanitários esta prevista por lei (lei 12.305 de 2010)  para ter ocorido no dia 02/08/2014 (prazo que foi prorrogado por mais 4 anos). Com tudo, se faz nescessario a construção de mai aterros sanitarios.

A (CETESB,2013) diz que os aterros podem ser divididos em aterros convencionais, de resíduos perigosos ou valas, energéticos e manuais. O que caracteriza o aterro convencional é a formação de camadas de resíduos compactados, que são sobrepostas acima do nível original do terreno resultando em configurações típicas de “escada” ou de “troncos de pirâmide”.

No aterro de resíduos perigosos o uso de trincheiras ou valas visa facilitar a operação do aterramento destes resíduos e a formação das células e camadas; assim sendo, tem-se o preenchimento total da trincheira, que deve devolver ao terreno a sua topografia inicial. (CETESB, 2013)

 

Os aterros sanitários energéticos caracterizam-se pela coleta dos gases produzidos, através de um sistema de tubulações conectadas às chaminés de captação, poderá ainda contar com um sistema de irrigação com o próprio líquido percolado, aumentando o teor de umidade e consequentemente mantendo com regularidade a produção de biogás/metano. Por último os aterros manuais são feitas escavações para preparo do terreno, geralmente usados em pequenas localidades, até 20.000 habitantes ou 10 toneladas diárias. (OBLADEN, 2009)

  1.  Resultados Experimentais

4.1 Seleção da área

Existe alguns critérios para seleção da área onde sera construído o aterro, segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB (1997), esses critérios são:

Topografia : Preferencialmente as áreas selecionadas devem apresentar inclinação máxima em

torno de 10%.

Dimensões: A vida útil que se pretende dar às áreas definem as dimensões. Como base de cálculo, deve-se reservar aproximadamente 1,0 metro quadrado de terreno por tonelada de resíduos a ser aterrada.

Solo: O solo não deve apresentar grande quantidade de pedras, plantas e rochas aflorantes, deve ser o mais impermeável e homogêneo possível e ter composição predominantemente argilosa.

Proteção contra enchentes: As áreas não devem estar sujeitas a inundações, nem a flutuações excessivas do lençol freático, como as várzeas de rios, pântanos e mangues.

Distâncias de corpos de água: Qualquer corpo de água deve estar distante, no mínimo, 200 metros da instalação. Além disso, legislações específicas em vigência para áreas especiais também devem ser respeitadas.

Profundidade do lençol freático: O lençol freático deve estar situado o mais distante possível da superfície do aterro. Para solos argilosos recomenda-se a distância de 3,0 metros e, para solos arenosos, distâncias superiores a 3,0 metros. A avaliação final deve ser feita por técnicos especializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (230.1 Kb)   docx (289.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com