Exemplos matlab
Por: Danilo Do Nascimento • 26/4/2015 • Ensaio • 482 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Disciplina Eletrônica Industrial I
Experiência 2
Retificadores Trifásicos
Engenharia Elétrica 5ºA
Nome: Thiago Tomaz da Silva – RGM 93390-2[pic 3]
Thiago Prando – RGM 89600-4
Introdução
Retificadores nada mais são do que conversores que convertem uma corrente alternada em continua.
Os conversores CA-CC são amplamente utilizados, devido à necessidade freqüente de se obter tensões contínuas, a partir de tensões senoidais de entrada. Neste caso são muito comuns circuitos reguladores com transistores operando na região linear. À medida que a potência do conversor cresce, este tipo de projeto torna-se inconveniente, pois os dispositivos semicondutores tipo transistores, quando operam na região linear, apresentam maiores perdas de energia, por dissipação de calor. O uso de técnicas de chaveamento apresenta melhorias na eficiência do conversor uma vez que os dispositivos s semicondutores quando funcionam no modo chaveado, ou seja, corte e saturação, apresentando menores perdas do que quando atuam na região linear.
De modo geral, um conversor eletrônico de potência é composto de um estágio de potência conectado a um estágio com circuitos eletrônicos que realiza a função de controle. O estágio de controle gera os pulsos para condução e corte das chaves semicondutoras de potência que podem ser transistores, bipolares, mosfets e IGBT’s (Insulated Gate Bipolar Transistor) ou tiristores, tais como SCR(Silicon Controled Rectifier).
Objetivo
Verificar o funcionamento dos retificadores trifásicos não controlados com carga resistiva.
Materiais e Métodos
Utilizamos nessa experiência uma fonte de tensão CA ajustável para alimentar o sistema, montamos conforme sugeridos nos esquemas dado em aula, utilizando-se de diodos 1N4004, Resistor de 10KΩ e capacitor de 1000µF.
Após alimentado o sistema realizamos medições utilizando multímetro e osciloscópio.
Resultados Obtidos
Após a montagem do retificador de meia onda ∆, aplicamos a tensão e medimos as tensões. VRL, VD e Vrpp, obtivemos os seguintes resultados:
VRL = 1,69 VCA eficaz
8,5 VCC VRL médio
VD = -7,87 V
Vb = 7,74 V
Na seqüência montamos o segundo circuito, um retificador trifásico de onda completa (ponte de Gretz). Onde o primário do retificador estava em triangulo e o secundário em estrela, os medimos as tenções nos mesmos pontos, seguem dados
VRL = 0,76 VCA eficaz
15,85 VCC VRL médio
VD = -7,85 V
Vb = 7,68 V
Confrontamos as medições obtidas no osciloscópio, utilizando o multímetro e cálculos teóricos, os mesmos diferenciaram na casa dos décimos, nada qua afete o funcionamento do retificador, outro dado a citar é que com o multímetro conseguimos apenas coletar os dados de VRL médio.
...