TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Chao

Dissertações: Exercicios Chao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de exercícios do capítulo 01 do livro Inteligência artificial (Russell, Stuart)

1.1) Um agente é simplesmente algo que age. Um agente é tudo que possa ser considerado capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre esse ambiente por intermédio de atuadores. Um agente racional é aquele que age para alcançar o melhor resultado ou, quando a incerteza, o melhor resultado esperado.

Inteligência artificial e o ramo da computação que propõem a construção da capacidade humana de raciocinar, perceber e tomar decisões de resolver problemas.

É relativo definir inteligência, pois é uma função humana que caracteriza a capacidade de compreender o significado das coisas porém podemos classifica-las em grupos.

Inteligência psicológica (a capacidade cognitiva, de aprendizagem)

Inteligência biológica (a capacidade de adaptação perante novas situações)

Em todo o caso, a inteligência abarca a capacidade de entender, assimilar, elaborar informação e usá-la de forma adequada.

1.2) Por se tratar de tecnologia, não se pode afirmar com certeza que, daqui 50 anos, teremos um avanço significativo neste teste – já que o salto tecnológico nas últimas décadas foi surpreendente -, pois, Turing, muito provavelmente, entendeu que o cenário futuro indicava a criação de maquinas capazes de realizar tal proeza e que não estava muito longe disso acontecer (embora 50 anos seja muito tempo). Em 2014, Eugene Demchenko – programador ucraniano – e mais alguns programadores criaram um chatterbot capaz de “enganar” 33% dos juízes do Royal Society de Londres, superando o desafio proposto por Turing e, no ano anterior, o ganhador do prêmio Loebner também chegou muito próximo com seu chatterbot Alice, sendo assim, Turing não chegou muito longe da realidade atual ao afirmar que, por volta do ano 2000, um computador chegaria próximo dos 30% ao ser interrogado por um interrogador sem experiência.

Baseando-se nos fatos citados anteriormente, é possível afirmar que nos próximos 50 anos teremos uma grande evolução na inteligência artificial e, quem sabe, seja possível tornar impossível a distinção entre humano e máquina.

1.3) O prêmio Loebner consiste em uma variação do teste de turing (um teste de inteligência artificial que premia um dos participantes considerados pelos juízes o mais próximo da capacidade humana).

O último ganhador foi Mitsuku, a rodada final da competição anual de 23 Prêmio Loebner ocorreu em Londonderry, Irlanda do Norte em 14 de setembro, com quatro chatbots esperando convencer quatro juízes que eram seres humanos.

1.4) Não, o que determina o nível de dificuldade é a resolução em tempo plausível de processamento e de armazenamento. Se estes dois fatores estiverem adequados será computacionalmente alcançável.

1.5) Não. Um programa não tem a capacidade de raciocinar e elaborar as respostas por si só, ou seja, ele alcançaria 200 em um teste de QI pelo processamento e quantidade de informações que ele teria armazenado em sua memória, para um programa se tornar inteligente teria que ter a capacidade de raciocinar por si só, autocritica e a questão da dúvida.

1.6) Sim, são muitas variáveis porque a introspecção é o resultado do ambiente em que estamos e a situação psicológica em que nos encontramos. Nosso pensamento é resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com