Experiência em Laboratório Automação
Por: gdallas89 • 4/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 386 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
Relatório de experiências em laboratório
- Partida direta de motor trifásico
Ligação ideal para usufruir do máximo desempenho nominal do motor trifásico, recomendado para motores no máximo até 10CV. A partida direta implica diretamente no desempenho do motor e principalmente na infraestrutura da rede de alimentação.
Diagrama de Potência
[pic 1]
É necessário uma rede trifásica (3 fases + terra) para a alimentação do motor elétrico, o disjuntor ou chave de fusíveis serve para proteção do circuito e dos componentes normalmente do tipo retardado, o contator é o componente responsável por fornecer as 3 fases de alimentação ao motor, sua robustez varia conforme a corrente do motor, o relé térmico faz a proteção do motor em função da corrente de sobrecarga o motor trifásico se encarrega de transformar a energia elétrica em mecânica. Nesta ligação trifásica o acionamento do motor depende do acionamento do contator k1.
Diagrama de comando
[pic 2]
O diagrama de comando representa a lógica de contatos que irá acionar os componentes que irão comandar as cargas presentes no diagrama de potência.
O contato do relé térmico é normalmente fechado para proteger o circuito de uma possível sobrecarga, o contato normalmente fechado do botão emergência, para se acionado interromper o circuito, os contatos normalmente abertos do botão liga e do selo do contator K1, servem para acionar o circuito energizando a bobina do contator K1 e o selo serve para manter a bobina energizada, o contato normalmente fechado do botão desliga serve para desenergizar a bobina de K1, a bobina de K1 realiza o acionamento dos contatos de aberto para fechado e fechado para aberto, possibilitando acionar as cargas (contatos de potência) e comandar as lógicas de comando (contatos auxiliares).
- Experiência com célula de carga
Célula de carga é um transdutor de força. A força é medida de forma indireta, normalmente relacionando-a com a resposta de algum material à aplicação de carga (mudança de pressão, deformação, etc.). É muito utilizada por ser muito precisa e ser muito versátil em relação ao tamanho das cargas aplicadas. Por exemplo, podem ser usadas tanto para medir o estresse em estruturas como pilares e cabos como para balanças de precisão.
Nesta experiência utilizamos como balança, através da deformação com a aplicação de diversos pesos e medimos a voltagem para criarmos um gráfico com a relação peso x voltagem.
[pic 3]
mV
[pic 4] Kg
...