Experimento de Probabilidade e Estatística
Por: Caíque Ferreira • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.646 Palavras (7 Páginas) • 368 Visualizações
Universidade Federal de São Paulo
Instituto de Ciência e Tecnologia
Probabilidade e Estatística
Como a vulnerabilidade socieconômica influencia no rendimento acadêmico dos estudantes do ICT Unifesp
Docente:
Prof. Dr. Flávia Cristina Martins Queiroz Mariano
Discente:
Caíque Ferreira da Silva (RA: 95733)
Bianca Carla Sant’Anna de Faria (RA: 101883)
Júlia dos Passos Saraiva (RA: 103228)
Mariana Mayume Caniza (RA: 93941)
Suzanacristina Pereira de Oliveira (RA: 104122)
Thaís Mendes Braga (RA: 92339)
São José dos Campos, 16 de Junho de 2016
1 - Tema:
Como a vulnerabilidade socieconômica influencia no rendimento acadêmico dos estudantes do ICT Unifesp
2 - Objetivo:
O objetivo do trabalho é definir a relação entre o desempenho dos alunos ingressantes no ano de 2014 no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia do ICT-UNIFESP e sua condição socieconômica . É sabido que alunos provenientes de escolas publicas chegam na universidade com uma maior defasagem no conhecimento em relação aos alunos provenientes de escolas particulares, partindo dessa afirmação nós pretendemos verificar se outros fatores sociais também influenciam no desenvolvimento acadêmico do estudante. Para isso vamos acoletar informações a respeito da condição socieconômica do estudante do ICT Unifesp, o momento o grupo concluiu que as seguintes variáveis seriam relevantes:
- renda do estudante;
- tipo de escola em que cursou o ensino fundamental (escola particular ou pública);
- coeficiente de rendimento do aluno;
- Tempo de deslocamento até a faculdade.
3 - Metodologia:
3.1 - Coleta de dados:
Os dados utilizados pelo grupo são de propriedade da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional e foram cedidos pela professora doutora Juliana Céspedes, excepcionalmente para a realização deste trabalho.
3.2 - Composição dos dados:
Eles são referentes a 257 aluno ingressantes no ano de 2014, o grupo foi escolhido de forma aleatória, o banco de dados é composto das seguintes variáveis:
- CR: É o Coeficiente de Rendimento do aluno, o valor utilizado pelo grupo para essa variável é referente ao final do ano letivo de 2014, ou seja, representa o rendimento dos dois primeiros semestres do estudante no curso. O CR é uma variável quantitativa contínua, e para trabalhar com ela nós fizemos a discretização, separando em classes de CR.
- Escola: Referente a escola de onde o aluno é oriundo, essa informação foi fornecida pelo aluno no ato da matrícula, e o aluno podia declarar ter feito o ensino médio integralmente em escola pública, em escola particular com bolsa integral, em escola particular com bolsa parcial ou sem bolsa ou a maior parte em escola particular. A escola é uma variável qualitativa nominal.
- Situação de trabalho: Também é uma informação fornecida pelo aluno no ato da matrícula e nela ele declarava ser desempregado, nunca ter trabalhado, estar trabalhando com carteira assinada ou trabalhar de forma informal. A situação de trabalho é uma variável qualitativa nominal.
- Tempo de locomoção até o campus: É o tempo que o aluno levaria para se deslocar do seu local de moradia até o Campus do ICT localizado na Avenida Talim, no Jardim Satélite. O tempo de locomoção informado pelos alunos já estava em classes, portanto para nós ela é uma variável discreta.
- Renda: Renda bruta do núcleo familiar do estudante. A renda é uma variável contínua, que assim como o CR nós discretizamos e construímos classes para trabalhar com ela.
3.3 - Analise:
A análise foi feita utilizando dois softwares diferentes:
- Microsoft Excel 2013;
- RStudio;
A fim de analisar a relação entre o desempenho do aluno e a condição socioeconômica nós fizemos as seguintes relações entre variáveis:
- CR - Renda;
- CR - Escola;
- CR - Tempo de locomoção;
- CR - situação de trabalho;
Calculamos também a média do CR e da renda do grupo analisado, as conclusões a quais chegamos serão abordadas no tópico a seguir e serão expostas em forma de tabelas, gráficos e textos explicativos.
4 - Resultados e discussões:
4.1 - CR - Renda:
A primeira análise feita com essas duas variáveis foi o gráfico de dispersão para analisarmos uma possível relação linear entre elas, o resultado obtido foi o seguinte gráfico:
[pic 1]
Gráfico1: Gráfico de dispersão entre as variáveis renda e CR,
Notamos que não há uma relação entre a renda do aluno e o seu desempenho, porém observamos que há uma grande concentração de pontos entre os valores de CR 5 e 7 e na parte inferior da tabela, que indica a menor faixa de renda, foi aí que resolvemos discretizar as duas variáveis e analisa-las primeiro separadamente.
4.1.1 - CR:
O CR é uma variável contínua que varia de zero a dez, dentro do nosso grupo nós encontramos o valor mínimo de 0,09 e o máximo de 9,06, para melhor apresentação dos dados nós dividimos o CR em classes, a quantidade de classes a ser utilizada foi definida através da onde n é a quantidade de indivíduos do nosso grupo. Encontramos que o ideal seria dividir o CR em 16 classes, o passo seguinte era definir a amplitude de cada classe, que foi feita da seguinte forma: , onde é o valor máximo - valor mínimo da variavel, com isso encontramos que as 16 classes deveriam ter amplitude de 0,055 cada uma. Assim o CR ficou dividido da seguinte forma: 0 - 0.64; 0.64 - 1.19; 1.19 - 1.74; 1.74 - 2.29; 2.29 - 2.84; 2.84 - 3.39; 3.39 - 3.94; 3.94 - 4.49; 4.49 - 5.04; 5.04 - 5.59; 5.59 - 6.14; 6.14 - 6.69; 6.69 - 7.24; 7.24 - 7.79; 7.79 - 8.34; 8.34 - 8.89.[pic 2][pic 3][pic 4]
...