FUNDAÇÕES DE TORRES EÓLICAS FOUNDATIONS OF WIND TOWERS
Por: ananuness2 • 4/11/2018 • Trabalho acadêmico • 4.679 Palavras (19 Páginas) • 224 Visualizações
FUNDAÇÕES DE TORRES EÓLICAS
FOUNDATIONS OF WIND TOWERS
Ana Caroline Nunes Ferreira [1]
Leandro Hirata[2]
Luiz Henrique Held Silva [3]
Thiago Xavier de Arcanjo[4]
RESUMO: O crescimento da demanda por outras fontes de energia justifica os grandes investimentos na construção de parques eólicos. Essas grandes estruturas necessitam de alicerces que as sustentem, portanto, soluções específicas de fundações devem ser projetadas. Existem peculiaridades desde o estudo de viabilidade, passando pelas sondagens e execução de estacas, com o intuito de garantir a eficiência da estrutura durante seu período de utilização. Torres eólicas podem ser posicionadas em área continental, onshore, ou no oceano próximas à costa, offshore, e a fundação dessas torres continentais pode ser profunda ou rasa, contudo projetos usuais no sul do País adotam a primeira como solução. A locação das estacas em planta e a conexão com o bloco de fundação devem seguir determinadas especificações. O solo e suas propriedades são relevantes e determinantes para a escolha do tipo, dimensões e quantidades de estacas por base. Alguns dos carregamentos que atuam nos elementos de fundação são cíclicos, devido a incidência de ventos, ou ondas, na torre. Reaterro devidamente compactado sobre o bloco de fundação se faz necessário para suportar as cargas do guindaste e dos elementos da torre armazenados ao lado de sua base. Com isso, o equipamento é capaz de içar as peças e montar a torre eólica por completo. Um exemplo de execução de toda a fundação de um aero gerador ilustra e apresenta todo esse processo. No presente trabalho será detalhado as especificações do solo e terreno em geral que influenciam no dimensionamento da fundação, tipos de fundações para os tipos das torres eólicas, a ação do vento na fundação, ações para dimensionamento, procedimento da execução da fundação, ligação entre a torre e a fundação e também será discutido os cuidados a serem tomados após a escolha da fundação a utilizar, é necessário efetuar certos procedimentos para garantir a segurança deste tipo de obra.
PALAVRAS-CHAVE: TORRES EÓLICAS; VENTO; SONDAGEM; FUNDAÇÃO
ABSTRACT: The growth in demand for other energy sources justifies large investments in the construction of wind farms. Large structures must be the foundation for sustaining them, so specific financing solutions must be designed. There are peculiarities from the feasibility study, through the drilling and execution of cuttings, in order to guarantee the efficiency of the structure during its period of use. Wind towers can be positioned in continental, land, or ocean near shore, offshore, and a foundation for continental towers can be deep or shallow, projects that are not adopted as a solution. The location of plant stations and the connection to the power grid is necessary. The soil and its properties are relevant and determinant for the choice of type, dimensions and heap of bases by base. Some of the cargoes that act on the foundation elements are cyclical, due to an incidence of winds, or waves, in the tower. The downstream reactor compacted onto the foundation block to make it necessary to support the crane loads and tower elements next to its base. With this, the equipment is able to function as parts and assemble a wind tower completely. An example of running a whole foundation of a wind turbine and a process. The present work will be detailed as the foundation for the areas of formation of wind towers, the action of formation in the nature, the actions for the dimensioning, the process of realization of the foundation, the connection between the tower and the foundation and the necessary care to maintain the safety of this type of work.
KEYWORDS: WIND TOWERS; WIND; SURFACE; FOUNDATION
INTRODUÇÃO
Qualquer projeto de engenharia que venha a ser desenvolvido possui a necessidade da realização de estudos que indiquem o melhor dimensionamento da fundação e consequentemente o comportamento do solo. As fundações das torres eólicas de suporte dos aero geradores são indispensáveis, como em qualquer infraestrutura de Engenharia Civil para transmitir as ações sobre as edificações, mas em especial para as torres eólicas neste caso constituem um elemento fundamental das estruturas que suportam, pois transmitem ao solo os esforços induzidos pela força do vento, por outras ações e pelo peso da estrutura e dos equipamentos. Sendo assim para a implantação de uma grande área que será geradora de energia através de torres eólicas é de extrema importância o estudo do solo e dimensionamento da fundação em que as torres geradoras de energia será exercida. Para que esta força do vento e o peso próprio para o terreno, não se dê o seu colapso.
Um dos aspectos condicionantes num projeto para um parque eólico, antes mesmo de começar a dimensionar a sua fundação é necessário ter estudos da localização que será feito as torres eólicas, pois muito raramente o terreno apresenta as mesmas características para uma determinada área, isto é, para diferentes localizações existem solos com parâmetros geotécnicos diferentes. Em geral, as torres eólicas são suportadas no terreno por um bloco circular, retangular ou octogonal de betão que transfere as cargas para o subsolo. Devido às cargas elevadas que deve suportar e transmitir ao terreno, normalmente estes blocos possuem grandes dimensões.
Como dito anteriormente no decorrer do artigo será apresentado os detalhes do solo e terreno em geral que influenciam no dimensionamento da fundação, tipos de fundações para os tipos das torres eólicas, a ação do vento na fundação, ações para dimensionamento, procedimento da execução da fundação, ligação entre a torre e a fundação e também será discutido os cuidados a serem tomados após a escolha da fundação a utilizar, é necessário efetuar certos procedimentos para garantir a segurança deste tipo de obra.
...