Fenômenos Térmicos e Ondulatórios
Por: andriadeves • 15/5/2019 • Trabalho acadêmico • 265 Palavras (2 Páginas) • 162 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Disciplina: Fenômenos térmicos e ondulatórios
Professor: Tiago Cassol Severo
Aluno: Ândria Deves Alves
TDE 4 – EFEITO DOPPLER
Tarefa 4: Questões teóricas
4.1) O que ocorre é o Efeito Doppler, o trem é a fonte de ondas e o observador capta frequências que não coincidem com a frequências emitida pelo trem. Quando a fonte se aproxima do observador a frequência observada é maior que a emitida e quando se afasta a observada é menor que a emitida.
4.2) Ele ajuda quando relacionados há ambulâncias ou trens, chamando a atenção do observador para dar passagem (no caso da ambulância) ou para nos afastarmos dos trilhos (no caso do trem), com esse efeito temos noção da distância em que o veículo se encontra. Na astronomia ele ajuda a calcular a distância e a velocidade dos objetos celestes em relação a Terra, e também, na medicina, é usado em exames de ecocardiograma para medir a velocidade do fluxo sanguíneo ou do tecido cardíaco.
4.3) Não necessariamente, esse fenômeno é característico de propagações ondulatórias, é possível observá-lo com qualquer tipo de onda. Como por exemplo a luz das sinaleiras, uma pessoa que se aproxima do sinal vermelho, por exemplo, percebe a coloração mais intensa quando a pessoa estiver parada, pois a frequência de onda luminosa é maior do que quando o observador está em movimento.
4.4) Sim, tem a ver com o Efeito Doppler. Eles fazem isso através de desvios periódicos para o azul e para o vermelho nas linhas espectrais, essa técnica é usada para detectar desde buracos negros e estrelas, até planetas extra-solares.
Tarefa 5: Questões da lista[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
...