Fichamento Capítulo 6 - Caso Seguradora: Insucesso Na Implementação De Um Sistema ERP
Dissertações: Fichamento Capítulo 6 - Caso Seguradora: Insucesso Na Implementação De Um Sistema ERP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: moreiradeborah • 23/3/2014 • 680 Palavras (3 Páginas) • 1.335 Visualizações
1. Indicação Bibliográfica
SOUZA, C. A.; SACCOL, A. Z;. (2006)
Sistemas ERP No Brasil: Teoria e casos. São Paulo: Atlas, ISBN 85-224-3493,
368p. 1ª ed., 2. reimp.
2. Resumo
Existe uma série de fatores que podem levar a implementação de um sistema ERP ao fracasso, fazendo com que a empresa chegue a retira-lo. Este capitulo apresenta um estudo de caso no qual são investigados os motivos deste fracasso, desde a decisão pelo investimento até a desistência do sistema; neste processo foram observados problemas de ordem técnica, operacional, entre outras.
Para realização do estudo de caso deste capitulo, foram utilizados apenas métodos qualitativos, como entrevista semi-estruturada e a observação participante; sendo este método o de maior valia para o estudo, uma vez que é bom tanto para a coleta de informações como para observação de estudos e diagnósticos.
Para realização desta pesquisa existe um referencial teórico de conhecimento necessário: o ciclo de vida de sistemas, este é o mais antigo método de construção de sistemas. Hoje em dia utilizado para projetos complexos, ele possui 6 estágios: definição do projeto, estudo do sistema, projeto, programação, instalação e pos-implementaçao. E Walton (1998, p. 14) cita três fases: na primeira ocorre o desenvolvimento de sistemas de informação, na segunda ocorre o desenho do sistema e na terceira o sistema é introduzido, operado e difundido. Essas três ultimas etapas serão utilizadas como a base para a analise do caso.
A empresa estudada é uma importante representante do segmento de seguradoras e o sistema estudado possui módulos que podem ser enquadrados nestas quarto categorias: modulo financeiro, recursos humanos, distribuição e produção, sendo que este ultimo não foi adquirido, pois não se encaixava no ramo de atividades da empresa.
Na fase de implementação foram identificados problemas de planejamento, preparação e produção. Esta fase foi a que mais sofreu impactos das mudanças de cenário organizacional da empresa e esses impactos posteriormente criaram problemas para as próximas fases, pois quesitos básicos de planejamento, como necessidade dos usuários, foram deixadas de lado.
No decorrer do processo de implementação do sistema percebeu-se grande dificuldade de parametrização do sistema, o que ja comprometeu significamente a eficácia do sistema. Todo o antigo banco de dados da empresa nao foi devidamente transferido pra o novo, pois a ideia de possuir um banco central foi substituída pela ideia de vários bancos com administração centralizada.
Com relação a fase produtiva o erro ocorrido foi que a empresa, ao invés de adaptar o programa a suas necessidades, adaptou-se ao programa e essa adaptação forçada aumentou muito a Resistencia dos novos usuários ao sistema.
Os problemas da fase de pos-implementaçao foram consequência dos problemas da fase de implementação, como o nao treinamento dos usuários, independente do nível hierárquico, o que nao permitiu a utilização plena das funções do sistema. Além disso a nao reengenharia do sistema fez com que os funcionarias perdessem
...