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Fichamento Cap. X Do Livro Leviatã

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Por:   •  2/12/2013  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  956 Visualizações

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Capítulo X

De poder, valor, dignidade honra e merecimento

O poder de um homem consiste nos meios de que dispõe para obter qualquer visível bem futuro, pode ser original ou instrumental. (p. 83)

O poder natural é a eminência das faculdades do corpo ou espírito. Os poderes instrumentais são os que adquirem mediante os anteriores ou por acaso. (p. 83)

O maior dos poderes humanos é aquele que é composto pelos poderes de vários homens, unidos por consentimento numa pessoa, natural ou civil, que tem o uso de todos seus poderes de dependência de sua vontade: poder de um Estado. (p. 83)

A riqueza aliada a liberdade é poder. A reputação do poder é poder. A reputação do amor a nação de um homem também o é pelas mesmas razões. (p. 83)

Qualquer qualidade que torna um homem amado ou temido por muitos é poder. (p. 83)

O sucesso é poder, pois trás reputação, sabedoria e boa sorte. (p. 83)

O sucesso é poder, pois trás reputação,

sabedoria e boa sorte. (p. 83)

A reputação de prudência na conduta da paz ou da guerra é poder; a nobreza é poder; a eloqüência é poder; a beleza é poder; a ciência é um pequeno poder porque não são eminentes e consequentemente não são reconhecidas por todos. (p. 84)

As artes de utilidade publica são poder, pois facilitam a defesa e são garantia de vitória. (p. 84)

O valor de um homem é seu preço, portanto não absoluto mas algo que depende da necessidade e julgamento de outrem. (p. 84)

A chamada “dignidade” é valor publico de um homem, aquele que lhe é atribuído pelo Estado. (p. 84)

Elogiar, obedecer, oferecer grandes presentes, ser solicito em promover o bem do outro, ceder o lugar a outrem, dar sinal de amor ou medo, louvar, falar ao outro com consideração, confiar, solicitar de um homem seus conselhos, concordar com a opinião de outro, entre outros, são maneiras de honrar. Todas as maneiras de honrar são naturais, tanto nos Estados quanto fora deles. (p. 86)

Portanto, a fonte de toda honra civil reside na pessoa do Estado e depende da vontade do soberano. É temporária e chama-se honra civil. (p. 86)

“Honrosa” é qualquer espécie de posse, ação ou qualidade que constitui argumento e sinal de poder. (p. 86)

Não altera o caso da honra de ação justa ou injusta, pois a honra consiste apenas na opinião de poder. (p 87)

O merecimento de um homem é diferente de seu valor e mérito, consiste num poder ou habilidade especial, geralmente chamada aptidão. (p. 89)

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