Fontes Alternativas de Energia
Por: Leonardo Braga • 3/5/2022 • Resenha • 518 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
Departamento de Ciência e Tecnologia – DCT
Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia
Prof. Rafael Luz Espindola
Aluno: Leonardo Guimarães Braga
Resumo: Produção de Energia Eólica
Caraúbas/RN
2022
- Introdução
Para a introdução do assunto de produção de energia eólica devemos primeiro saber como esse processo é feito. Em meio a um passo-a-passo mais longo até gerar energia elétrica de fato, pois o vento é primeiro captado pelas torres aerogeradoras, onde fará com que gire suas hélices e transformando energia cinética do vento, em energia mecânica e por fim em energia elétrica.
A energia eólica pode ser dividida em dois tipos, offshore e onshore. A direferença entre ambas é que a onshore é geralmente encontrada em costas onde o vento é mais forte, enquanto que as offshore são instaladas diretamente no mar , normalmente são ancoradas no fundo para não se deslocarem.
- Metodologia e Discussão de Dados
Após dá início as pesquisas e por fim escolher a cidade onde analisar, foi utilizados cites de busca que o docente disponibilizou e então foi feita a pesquisa. Primeiro era necessário às coordenadas geográficas para encontrar a velocidade média do vento daquele local anualmente.
O local escolhido para essa análise foi a cidade de Beberibe no Ceará, onde se encontra várias torres eólicas no caminho para a cidade e dentro da mesma. No site da CRESESB, foi possível conseguir os dados sobre os ventos do local através da longitude e latitude.
[pic 1]
Fonte: http://www.cresesb.cepel.br
[pic 2]
Além de escolher a localidade da observação, era necessário escolher o modelo da torre e a hélice que vai analisar. A torre escolhida foi do tipo GE General Electric GE 3.4-137, com uma capacidade de 3,4 MW (Mega watts), sua altura é padrão com as demais turbinas, entre 80 à 100 metros, e sua área varrida chegando a aproximadamente 14.741,0 m², e também contendo 3 lâminas.
Através do Excel foi possível determinar os cálculos da distribuição de frequência de ocorrência do vento, determinar o potencial eólico, a seleção da torre de energia eólica e calcular a produção anual de energia e o fator de capacidade. Além também da análise de produção feita trimestralmente fazendo os ajustes do fator C em cada trimestre. Como mostra as imagens a seguir, respectivamente:
[pic 3]
[pic 4]
Fonte: Excel
Por fim, ao final foi gerado o gráfico de potência da turbina, onde vai nos ser apresentados se a turbina em si por inteira, trará gastos excessivos estando assim super dimensionada.
...