Frasco de Areia e Speedy
Por: Naiany Ramos • 2/9/2018 • Ensaio • 1.215 Palavras (5 Páginas) • 1.244 Visualizações
INTRODUÇÃO
No dia 6 de setembro de 2017, foi realizada uma prática de Mecânica dos Solos do Curso de Engenharia Civil no Laboratório das Faculdades Santo Agostinho, com a orientação do professor Caio Brandão. Neste relatório será descrito a forma de obter a umidade de um solo por meio do método speedy.
OBJETIVO
O objetivo deste relatório é mostrar os conhecimentos adquiridos através das aulas em laboratório e determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método speedy.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
- Balança de precisão
- Kit do método Speedy
- Almofariz
- Amostra do solo 20g
- Ampolas de carbureto de cálcio
Figura 1 - Kit do método Speedy Figura 2 - Almofariz
[pic 1] [pic 2]
Figura 2 - Amostra do Solo
[pic 3]
PREPARO DA AMOSTRA
O método é aplicável somente para solos que não contenham pedregulho, ou agregado, caso haja torrões é necessário o uso do almofariz para desfaze-los. A amostra utilizada para o cálculo da umidade pelo método speedy tem 20,00g de solo, a balança foi tarada, e a amostra foi dividida em 4 camadas recebendo 12 golpes cada uma.
PROCEDIMENTO
Passo a Passo
RESULTADOS |
Para determinar a umidade estimada de um solo pelo método speedy basta fazer uma comparação entre o valor mostrado no relógio do speedy e a massa da amostra analisada usando a seguinte fórmula:
h = __h1__x100 h = Teor de umidade em relação à massa de amostra seca.
100-h1 h1 = Teor de umidade em relação à amostra toda úmida determinada na tabela de aferição do aparelho.
Essa comparação irá mostrar o percentual de agua contida na amostra, como mostrado na tabela abaixo:
[pic 4]
Através da tabela o teor de umidade do solo foi de 10%.
CONCLUSÃO
Em qualquer obra de construção civil fica evidente a importância de determinar o percentual de umidades existente no solo antes de sua inicialização. Com essa determinação, poderá ser feito correções no solo se necessário, ainda no começo da obra, evitando possíveis patologias causadas pelo excesso ou escassez de água presente no solo, considerando que o teor de umidade no solo tem influência direta na capacidade de compactação e a de rompimento.
INTRODUÇÃO
No dia 6 de setembro de 2017, no laboratório também foi falado sobre o método do frasco de areia (NBR 7185) utilizado para descobrir a massa específica aparente do solo “in situ”. Esta norma aplica-se a solos de qualquer granulação, contendo ou não pedregulhos, que possam ser escavados com ferramentas de mão e cujos vazios naturais sejam suficientemente pequenos, de forma a evitar que a areia usada no ensaio penetre nesses vazios. O solo tem que ser firme de modo que as paredes da cavidade a ser aberta não desmoronem, provocando assim deformação na mesma.
OBJETIVO
Este ensaio tem por objetivo determinar os procedimentos padrão para determinação do peso específico de compactação do solo.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
- Frasco de vidro ou de plástico translúcido, padronizado;
- Bandeja quadrada rija, perfurada, com apoio para o funil, padronizada;
- Pá de mão;
- Nível de bolha;
- Talhadeira de aço;
- Martele de cerca de 1 kg;
- Balança com capacidade mínima para 10 kg e precisão de 1 g;
- Balança com capacidade mínima para 1,5 kg e precisão de 0,1 g;
- Recipiente para acondicionar a amostra sem perda de umidade;
...