Funcionamento Do Transistor
Trabalho Universitário: Funcionamento Do Transistor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fulador • 26/9/2013 • 440 Palavras (2 Páginas) • 586 Visualizações
FUNCIONAMENTO DO TRANSISTOR
Polarizando diretamente a junção base-emissor e inversamente a junção base-coletor, a corrente de coletor IC passa a ser controlada pela corrente de base IB.
• Um aumento na corrente de base IB provoca um aumento na corrente de coletor IC e vice-versa.
• A corrente de base sendo bem menor que a corrente de coletor, uma pequena variação de IB provoca uma grande variação de IC, Isto significa que a variação de corrente de coletor é um reflexo amplificado da variação da corrente na base.
• O fato de o transístor possibilitar a amplificação de um sinal faz com que ele seja considerado um dispositivo dativo.
Este efeito amplificação, denominado ganho de corrente pode ser expresso matematicamente pela relação entre a variação de corrente do coletor e a variação da corrente de base, isto é:
DIODOS COM FINALIDADES ESPECÍFICAS.
Diodo Zener
O diodo zener é um diodo diferente: ele é feito para trabalhar em polarização reversa, ou na região de ruptura, ao contrário dos outros diodos comuns. Este diodo pode funcionar em qualquer das regiões: direta, de fuga ou de ruptura. Na região direta ele começa a conduzir por volta dos 0,7V, exatamente como um diodo de silício comum. Na região de fuga (entre zero e a ruptura) ele apresenta apenas uma pequena corrente de fuga ou reversa. De acordo com a curva do diodo zener, mostrada na Figura 4.1, a ruptura tem um joelho muito pronunciado, seguido de um aumento de corrente vertical. Observamos que a tensão é praticamente constante, aproximadamente igual a tensão do zener para toda a região de ruptura. O diodo zener às vezes é chamado diodo regulador de tensão porque mantém uma tensão de saída constante, mesmo que a corrente que passa por ele varie, desde um valor mínimo (IZmin) até um valor máximo (IZmax).
Figura 4.1 – Curva de corrente (I) contra tensão (V) para um diodo zener.
TRANSISTORES BIPOLARES
O principio do transístor é poder controlar a corrente. Ele é montado numa estrutura de cristais semicondutores, de modo a formar duas camadas de cristais do mesmo tipo intercaladas por uma camada de cristal do tipo oposto, que controla a passagem de corrente entre as outras duas. Cada uma dessas camadas recebe um nome em relação à sua função na operação do transístor, As extremidades é chamado de emissor e coletor, e a camada central é chamada de base. Os aspectos construtivos simplificados e os símbolos eléctricos dos transístores são mostrados na figura abaixo. Observe que há duas possibilidade de implementação.
O transístor da esquerda é chamado de NPN e o outro de PNP.
O transístor é hermeticamente fechado em um encapsulamento plástico ou metálico de acordo com as suas propriedades elétricas.
...