Fundações Cálculo de Muro de Arrimo com Sobrecarga
Por: topizinho • 9/6/2016 • Relatório de pesquisa • 826 Palavras (4 Páginas) • 1.189 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA –UNIPÊ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
MURO DE GRAVIDADE
Construção de Muro de Gravidade adjacente à ponte.
Bruno Luiz David Costa
Bruno Monteiro Cunha
João Carlos Nóbrega Elberto Vella
Victor Amorim de Carvalho
Ramon Menezes
João Pessoa
2016
Bruno Luiz David Costa
Bruno Monteiro Cunha
João Carlos Nóbrega Elberto Vella
Victor Amorim de Carvalho
Ramon Menezes
MURO DE GRAVIDADE
Construção de Muro de Gravidade adjacente à ponte.
[pic 1]
João Pessoa
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................................6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................7
4 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.....................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Estruturas de contenção são muito utilizadas para a criação de subsolos, obras de saneamento, aterros, pontes, etc. Os principais tipos de contenção, podem ser muro de gravidade, muro de flexão, contenção por estaca (pirulito), entre outros. O tipo de contenção a ser apresentada nesse relatório, será o Muro de Gravidade.
“Muros de Gravidade são estruturas corridas, massudas, que se opõe aos empuxos horizontais pelo peso próprio. Em geral são empregadas para conter desniveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5m. Podem ser constituídos de concreto simples, ciclópico ou com pedras, argamassadas ou não.” (RANZINI; NEGRO JR, 1998, p. 503).
Em alguns casos pode-se perceber a utilização de muros de arrimo ou de contenção na qual ela será incrementada para suportar a terra e isolar o próprio terreno. Ele é uma solução ideal para terrenos supostos a declives e inclinações que receberá cortes ou aterros para tornar- se plano.
Este tipo de muro tem a função de suportar a pressão lateral do solo, deixando- o em repouso, com isso ele tem que ser bem planejado, executado e calculado para que impeça algum tipo de catástrofe futuramente. Um dos maiores temores deste tipo de construção vem através da chuva, onde pode ocorrer o escoamento da água e assim simultaneamente levando o solo junto, podendo então surgir desmoronamentos e deslizamentos.
[pic 2]
Figura 1 – Muro de Gravidade
Fonte: (http://www.eng.uerj.br/~denise/pdf/muros.pdf)
Será apresentado em seguida o cálculo de um muro de gravidade permamente, encontrando uma ponte, utilizando a Teoria de Coulomb, segundo o Edital do Relatório de Geotecnia e Fundações.
A teoria de Coulomb (1776), condiciona o cálculo do empuxo do solo sob o muro, na condição de equilíbrio limite, que é satisfação simultânea das condições de equilíbrio estático e de ruptura. Satisfazendo assim, a condição de deformação que possibilita a cálculo dos empuxos laterais de solo sobre as estruturas de contenção, adotando a hipótese de que o terreno esteja na condição de ruptura. (RANZINI; NEGRO JR, 1998, p. 500-501).
...