Funções Em C
Artigo: Funções Em C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fael_mlj22 • 11/4/2014 • 1.220 Palavras (5 Páginas) • 205 Visualizações
ATPS – PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS- ETAPA I
Sistemas de Informação
3º Período
Equipe/ RA:
Rafael Matias de Lima Júnior7061533630
Funções em C:
As funções é um dos recursos da linguagem em C que facilitam a implementação,operação e manutenção de programas muito grandes.
As funções são geralmente conhecidas como módulos e o C já possui muitas delas prontas dentro de sua biblioteca padrão permitindo ainda que o programador crie outras e as combine durante a criação de seu programa. As bibliotecas padrões do C oferecem diversos tipos de funções que podem ser para operações matemáticas comuns, entrada e saída de dados, manipulação de strings, manipulação de caracteres, dentre outras, assim o trabalho do programador se torna mais fácil pois as mesmas fornecem muitos recursos já prontos que o mesmo irá precisar durante o desenvolvimento de seus programas. As funções prontas do C geralmente estão armazenadas na biblioteca padrão ANSI C,mas nem sempre são da linguagem C, quando usamos as mesmas estamos reduzindo o tempo de desenvolvimento dos programas e ainda ajuda a tornar os programas mais portáteis.
Os programadores geralmente usam as funções para definir tarefas específicas que serão utilizadas em vários locais do programa. Elas podem ser chamadas algumas vezes de funções definidas pelo programador. As instruções de que as funções devem fazer são escritas apenas uma vez e as outras funções do programa não conseguem enxergar essas instruções.
Para se ativar uma função é realizada uma chamada de função, onde a mesma especifica o nome da função e fornece as informações necessárias que ela precisa para realizar sua tarefa.
O chefe (a função principal)pedea um funcionário (função que será chamada pela principal) que realize uma tarefa e informe quando ela for concluída. Um exemplo é quando uma função quer exibir dados na tela ela chama a função printf para realizar aquela tarefa, a função printf exibe as informações e avisa( ou retorna) a função que fez a chamada que sua tarefa está concluída. Quando uma função principal chama uma função subordinada a função subordinada pode utilizar outras funções dentro dela que a função principal não irá enxergar, pois a função principal não sabe como a função subordinada realizou suas tarefas.
Exemplo:
Exemplo de código mostrando a função principal chamando sua subordinada:
O exemplo acima mostra que o programa possui a função principal omain(linha 26) e duas subordinadas a soma_num(linha4)e a sub_num(linha15). As duas funções chamam as funções scanfeprintfdentro de suas instruções para que possam executar tarefas específicas dentro das mesmas, mas as duas funções subordinadas não enxergam as instruções da outra, assim como a função principal que apenas chama das duas(linha 30 e 31) para executarem suas tarefas.
Função Matemática:
As funções da biblioteca matemática permitem ao programador realizar vários tipos de cálculos matemáticos, desde os mais comuns até os mais complexos.
Elas são geralmente usadas em um código escrevendo o nome da função que necessita seguida dos parênteses e dentro dos parênteses são colocados os argumentos que a função irá usar para realizar sua tarefa e retornar o resultado pretendido.
Exemplo:
A imagem acima mostra o cáculo da raiz quadrada de 100.
Quando a mesma é executada a função sqrt da bibliotema matemática é chamada que irá calcultar a raiz quadrada do número que foi passado dentro dos parênteses que no caso é 100.0ou seja, o número 100.0é um argumento da função sqrt, A instrução acima mostrará o número 10.0.
Todas as funções matemáticas sempre irão retornam resultados do tipo double, e no caso da acima 100.0 é um argumento do tipo double da função sqrt.
Os argumentos das funções podem ser constantes, variáveis ou expressões.
Algumas dasfunções matemáticas geralmente mais usadas são:
sqrt(x): Calcula a raiz quadrada de x.
exp(x): Função exponencial de e^x.
log(x): Cacula o logaritmo de x na base e.
log10(x): Log de x na base 10.
pow(x,y): x elevado a potência y.
fmod(x,y): Resto de x/y como número de ponto flutuante.
sin(x): Seno trigonométrico de x em rad.
Protótipos de Funções:
Os protótipos são um dos recursos mais importantes do ANSI C, pois o protótipo de uma função irá dizer o tipo de valor que a mesma irá retornar, quantos parâmetros a mesma terá e irá receber, o tipo dos mesmos, e a ordem em que eles serão inseridos na mesma, além disso o compilador utiliza os protótipos para validar a chamada das funções.
Exemplo:
A imagem acima mostra o protótipo da função media_turma que irá receber três notas de um aluno e calcular sua média.
Quando o protótipo de uma função não é incluído em um código o próprio compilador cria o protótipo da mesma em sua primeira incidência no programa.
Recursividade
Uma função recursiva é aquela que tem a propriedade de chamar ela mesmo diretamente ou indiretamente por meio de outra função
Exemplo:
Chamando Funções: Chamadas por valor e por referência
Existem duas maneiras mais usadas de se ativar funções que consiste em chamar as mesmas por valor ou usando uma referência.
Quando valores são passados através de uma chamada da função,
...