GARRAFA PET COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Por: Mayara Marques • 28/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.547 Palavras (11 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Guarapari
2018
rosilene leal gomes[pic 6]
GARRAFA PET COMO MATERIAL DE CONSTRUÇAO
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Pitágoras de Guarapari - ES
Orientador: Rafael Marochi
Guarapari
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 12
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Vivemos numa sociedade contemporânea consumista que consequentemente vem gerando um número cada vez maior de lixo e o destino desses resíduos sólidos é uma problemática mundial.
Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil o lixo é descartado na maioria das vezes em aterro sanitário, que é a destinação final ambientalmente adequada, para os resíduos que não são reciclados, embora sejam usadas outras práticas como: Lixão, incineração compostagem.
Segundo o portal de pesquisas temáticas e educacionais, são produzidos no Brasil cerca de 250 mil toneladas de lixo diariamente e as composições são de 52% são orgânicos, 26% papel e papelão, 3% são plásticos, 2% metais, 2% vidros e 15% outros. Com destinos variados as latinhas de alumínio por exemplo, que são descartadas 97% são recicladas enquanto que as garrafas pet apenas 55%, o que se torna um perigo para a natureza já que o pet demora anos para se decompor, acarretando efeitos negativos aos animais e ao ser humano de forma direta ou indireta.
A separação do lixo domésticos tem um papel importantíssimo para o reaproveitamento e reciclagem, pois com essas boas práticas alivia os lixões e aterros sanitários e ainda facilita na reciclagem, auxilia o trabalho dos catadores, além de diminuir o uso de recurso naturais. O Brasil foi o país número um em integrar os catadores de material reciclado em suas cooperativas e adotar uma política que proporciona uma legislação competente que permite que as cooperativas possam ser contratadas como provedor de serviços segundo a ONU – Organização das Nações Unidas.
Hoje muitos governos e ong´s cobram das empresas responsabilidades de acordo com a lei do lixo, ou política do berço ao berço, a legislação passa a responsabilidade para as empresas pelo recolhimento dos descartes, por meio da logística reversa.
As garrafas plásticas de suco, refrigerante, água e outros que são descartadas podem ser reutilizadas com práticas inovadora e sustentável em aspectos diversificados como na construção civil, sendo usada como material de construção, tornando-se uma alternativa ecologicamente correta com seu reuso, no caso o pet substitui as lajotas ou blocos cerâmicos na construção de uma casa ou até mesmo ser um composto na fabricação dos blocos.
O lixo descartados e reciclados e reutilizados beneficiando o planeta e ao homem de forma direta ou indireta, disseminado ótima ideias importantes para a consciência ambiental.
1.1 O PROBLEMA
O uso de garrafa pet na construção de casa pode tornar a mesma mais acessível financeiramente?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
O trabalho tem por objetivo geral possibilitar mecanismos para a reciclagem e reutilização de garrafas pet na construção de casas, possibilitando o ganho sustentável para o meio ambiente, já que as mesmas não serão descartadas e viabilizando uma engenharia alternativa e criativa.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Demonstrar que os blocos convencionais podem ser substituídos por garrafa pet na construção das paredes de uma casa
- Desenvolver técnicas para reutilizar a garrafa pet como um material de construção.
- Apresentar a viabilidade da construção de casas sustentáveis.
3 JUSTIFICATIVA
A problemática do crescimento populacional aumenta o consumo, agregado a geração de lixo e seu descarte, e ainda a procura por moradia, havendo a importância, portanto da reciclagem de resíduos sólidos, podendo estes serem reaproveitados na construção civil.
A garrafa pet é um material bem resistente e pode ser reutilizado na construção de casas sustentáveis, consequentemente inúmeras garrafas que poderiam ser descartadas de forma inadequada, prejudicando e sujando o meio ambiente, teriam uma utilidade.
Na engenharia civil a reciclagem pode ser uma estratégia de ação sustentável, para que algumas famílias consigam adquirir a casa própria, substituindo a lajota ou bloco de concreto pela garrafa pet, que é um material abundante e durável, diminuindo a retirada de recursos naturais, na aquisição de uma moradia construída de forma criativa, econômica e minimiza os impactos ambientais.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada na Suécia no ano de 1972 reconheceu pela primeira vez o termo “desenvolvimento sustentável”. A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável prevê a integração entre a economia, sociedade e meio ambiente, ou seja, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental e seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações. Portanto, para se adequar ao termo e as suas exigências e assim obter um país mais limpo e sustentável, o governo criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos conforme o art. 1 º da Lei nº 7766, de 11 de maio de 1989, aprovada em agosto de 2010.
...