GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Por: Cecilia Freitas • 26/4/2022 • Trabalho acadêmico • 4.888 Palavras (20 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO
ALFREDO DE VASCONCELOS NETO - RA (2482625304) CECÍLIA DE FREITAS – RA. (2393994509)
RAFAEL LUZIARDI PUGA – RA. (3075554701) RICARDO MOREIRA RIBEIRO – R.A. (2394304709)
GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
RIBEIRÃO PRETO – SP OUTUBRO - 2021
[pic 3]
ALFREDO DE VASCONCELOS NETO - RA (2482625304) CECÍLIA DE FREITAS – RA. (2393994509)
RAFAEL LUZIARDI PUGA – RA. (3075554701) RICARDO MOREIRA RIBEIRO – R.A. (2394304709)
GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar do 9º Semestre em grupo, apresentado à Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Fontes Alternativas de Energia; Geração e Distribuição de Vapor; Motores de Combustão Interna; Sistema de Gestão de Qualidade; Refrigeração, Ar-Condicionado e Ventilação.
Orientador: Prof. Alencar
.
RIBEIRÃO PRETO/SP OUTUBRO – 2021
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUA DESTINAÇÃO 6
- Destinação final dos resíduos sólidos 6
- Aplicações para os resíduos sólidos urbanos, industriais e agrossilvopastoris 8
- QUEIMA DE COMBUSTÍVEL PARA GERAÇÃO DE VAPOR 10
- Componentes do ciclo Rankine 11
- Cálculos ciclo Rankine 12
- MOTOGERADOR MOVIDO A BIOGÁS 15
- Composição química de um biogás 15
- Combustão completa do metano e do ar atmosférico 15
- Equivalência (∅) do biogás com composição de 65% CH4 e 35% de CO2 utilizado no motogerador 16
- Poder calorífico de um biogás 17
- Fluxo de calor de um biogás 18
- USO DA FERRAMENTA 5W2H 19
- Quadro da Ferramenta 5W2H 21
- VAPOR GERADO A PARTIR DOS RESÍDUOS 22
CONCLUSÃO 23
BIBLIOGRAFIA 25
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento das nações tem exigido uma maior demanda energética, principalmente na área industrial. O suprimento de energia dessa grande demanda explora o uso de fontes renováveis e não renováveis para produção de energia. As fontes finitas crise geraram a crise energética mundial, e atualmente são buscadas soluções tecnológicas que consigam aliar a produção de energia com menor emissão de gases e resíduos sólidos. Nesse sentido o biogás que é derivado do tratamento de resíduos, apresenta-se como uma é uma alternativa interessante.
Dentro deste contexto, recuperação energética de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), é um meio viável para aliar atendimento da demanda energética junta a destina correta dos resíduos sólidos, que preserva a natureza e atende a os centros populacionais. Nas cidades brasileiras, a alta geração de resíduos sólidos aliados ao ainda alto custo de armazenagem, fazem com que sejam volumes crescentes de RSU acumulados e, historicamente, resulta em sérios problemas ambientais e de saúde pública. Com passar dos anos o descarte irregular de RSU causa contaminação de solos e lençóis freáticos e favorece a disseminação de doenças como dengue, leptospirose e esquistossomose, entre outras.
O tipo de resíduo sólido gerado tem relação com a cultura de seu país.
Em termos de geração de energia por meio do lixo, há países que já investem e se destacam. O Japão, por exemplo, é o país que menos envia seus resíduos para aterros, cerca de 15%, e o que mais os utiliza para recuperação de energia, 78%. O motivo deve-se ao fato de o país possuir pouco espaço físico para fazer aterros.
Neste trabalho será feita a avaliação do sistema de queima de combustível para a geração de vapor e será verificado o rendimento desse sistema quando alimentado por resíduos sólidos.
Será elaborado um relatório com a descrição do método adequado de separação dos resíduos, os processos utilizados para a geração de energia por biomassa e as possíveis aplicações desta para auxiliar na produção energética da cidade.
Num primeiro momento verificou-se os tipos resíduos sólidos desta cidade para então indicar as possíveis destinações desses resíduos.
Em seguida foi feita a análise da eficiência de um sistema de potência a vapor consiste em realizar balanços de massa e de energia aliados à segunda lei da Termodinâmica. Foi verificado se o sistema implantado na queima de combustível para geração de
vapor estava obtendo o máximo de rendimento possível, quando utilizado o combustível proveniente dos resíduos sólidos.
A terceira consistiu etapa em verificar as condições necessárias para que fosse possível utilizar um motogerador movido a Biogás proveniente dos biodigestores instalados no aterro sanitário.
A partir do uso da ferramenta 5W2H, foi feito um planejamento com o uso de sete palavras-chave, possibilitaram determinar a ação e auxiliar na tomada de decisão.
No final foi elaborado um relatório sobre a utilização do vapor gerado a partir dos resíduos com a finalidade de se avaliar o processo de refrigeração por absorção. Visto que o Brasil é um país com grande população e consequentemente grande produção de resíduos sólidos, é preciso que sejam tratadas com urgência e
...