GERÊNCIA REGIONAL DE OPERAÇÕES NORTE: PETROBRAS DISTRIBUIDORA
Por: juliozamp • 1/3/2016 • Monografia • 2.202 Palavras (9 Páginas) • 454 Visualizações
[pic 1] | uNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Curso de Especialização em Gestão Pública e Gestão Municipal | [pic 2] |
PLANO REGIONAL INTEGRADO DE RECURSOS HÍDRICOS
GERÊNCIA REGIONAL DE OPERAÇÕES NORTE
PETROBRAS DISTRIBUIDORA
NOME
ORIENTADOR: JANSEN CARDOSO PEREIRA
POLO: DURANDÉ
VIÇOSA (MG)
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
1.1. DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 1
1.2. OBJETIVOS 1
1.2.2. OBJETIVO GERAL 1
1.2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1
1.3. JUSTIFICATIVA 1
2. A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 1
2.1. CARACTERIZAÇÃO E DELIMITAÇÀO DO OBJETO DE ANÁLISE 1
2.2. INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O OBJETO DE ANÁLISE 1
2.3. A PROPOSTA DE AÇÃO 1
3. ORÇAMENTO (opcional) 1
4. REFERÊNCIAS 1
5. ANEXOS (opcional) 1
6. APÊNDICES (opcional) 1
- INTRODUÇÃO
- DEFINIÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.
A Petrobras Distribuidora S.A (BR) é uma empresa subsidiária integral da Petróleo Brasileiro S.A (PETROBRAS), fazendo parte do que costuma-se chamar de Sistema Petrobras. Atua na distribuição e comercialização de derivados de petróle o e outros combustíveis em todo o território nacional.
Assim como outras empresas de grande porte e multinacionais os modelos de gestão da empresa são baseados em organogramas corporativos, nos quais cada departamento ou gerência possuem atribuições e competências definidas.
Vale ressaltar que trata-se de empresa de economia mista, na qual o Estado Brasileiro é detentor da maior parte das ações e por isso é regida por regras específicas que a diferenciam das demais empresas de mercado. Essa subordinação ao Estado influencia sobremaneira a forma de conduzir as diversas competências da gestão empresarial.
Esta influência se reflete nos modelos de gestão ambiental adotado pela BR, visto que busca-se atuar de maneira sustentável e integrada com os demais órgãos públicos que versam sobre a matéria de meio ambiente, visando sempre adequar suas instalações e procedimentos ao 'estado-da-arte' de gestão ambiental.
Nesta linha de atuação, a BR vem buscando não somente atender ao que é exigido explicitamente em suas licenças ambientais mas também aprimorar e desenvolver as melhores práticas de atuação.
As ações em gestão ambiental adotadas pela BR são orientadas através de padrões definidos pelas gerências corporativas que tratam dos temas relacionados a segurança, meio ambiente e saúde (SMS). As unidades operacionais (UOs) ficam responsáveis pela implementação de grande parte das ações definas pelas áreas corporativa.
Nas UOs da BR localizadas na Região Norte do país no entanto, podemos verificar que ainda há grandes oportunidades de melhoria na gestão de meio ambiente e mais especificamente na gestão dos recursos hídricos utilizados pela empresa.
Percebemos hoje que as UOs, por si só, não têm sido capaz de se aproveitar os instrumentos e orientações corporativas para adoção das melhores práticas. Esse descompasso é ocasionado tanto pela falta de pessoal qualificado e dedicado a esta temática nas UOs, quanto pela ausência de coordenação local/regional para elaboração de um plano de recursos hídricos direcione as atividades a serem desempenhadas.
Diante disso foi determinado que a Gerência Regional de Operações Norte – GRON deve estabelecer e implementar um Plano Regional Integrado de Gestão de Recursos Hídricos que englobe a gestão da água captada, dos efluentes e da água potável em todas unidades operacionais da Região Norte país.
A GRON é uma gerência administrativa que dentre outras atribuições deve dar suporte técnico as UOs localizadas na região norte.
- OBJETIVOS
1.2.2. OBJETIVO GERAL
- Estabelecer o Plano de Gestão de Recursos Hídricos da Gerência Regional de Operações Norte – GRON da Petrobras Distribuidora S.A.
1.2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar levantamento e consolidação das legislações e licenças aplicáveis em matéria de recursos hídricos.
- Realizar o diagnóstico das correntes e das fontes de poluição hídrica dos terminais e bases de distribuição de combustíveis da GRON.
- Implantar o monitoramento da qualidade da água e efluentes das correntes hídricas com base nas licenças, padrões e legislações pertinentes propondo as melhores práticas de controle.
- Identificar com base nos dados disponíveis quais os desvios críticos na gestão de recursos hídricos das unidades operacionais.
- Propor ações que minimizem os impactos gerados pelas atividades da BR sobre os recursos hídricos das bacias hidrográficas onde as unidades de localizam.
- JUSTIFICATIVA
1.3.1 GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA AMAZÔNICA.
...