GESTÃO AMBIENTAL – GERENCIAMENTO AMBIENTAL
Por: fabiogolo • 8/3/2018 • Trabalho acadêmico • 1.951 Palavras (8 Páginas) • 298 Visualizações
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MEIOAMBIENTE
AVANCI, Fabiane Gabriel[1]
CURCIO, Giselle Louzada[2]
LOPES, Fábio Gomes[3]
MARTINS, Joice Xavier[4]
NAVARRO, Rachel Carvalheiro[5]
RESUMO
Nosso tema é a relação entre Engenharia de produção e o Meio ambiente, com ênfase em Gestão ambiental, sustentabilidade e produção mais limpa, buscando descrever a importância desses termos no processo produtivo para se alcançar extinção ou a redução dos impactos negativos causados pelas atividades produtivas ao meio ambiente.
Conforme o Relatório Brundlant, 1987, o conceito de desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
Palavras chave: Gestão ambiental. Sustentabilidade. Produção mais limpa.
- INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo demonstrar a relação entre o engenheiro de produção e o meio ambiente através da Gestão Ambiental, uma das suas áreas de atuação. Atualmente as matérias-primas que o meio ambiente nos fornece estão cada vez mais escassas e devido a isso, o profissional em gerenciamento ambiental busca práticas que tragam benefícios na produção, de modo que diminua os gastos e que acabem com os impactos causados a natureza, seus desperdícios e a partir desses objetivos é que surgiu o termo “sustentabilidade”.
Empresas que adotam o desenvolvimento sustentável possuem uma grande vantagem no mercado, pois a maioria dos consumidores procura por produtos ecologicamente corretos, ou seja, a empresa além de gerar lucros diminui ainda mais a competitividade com outras empresas. Um dos sistemas sustentáveis é a Produção + Limpa (P+L), que possui caráter sistêmico, e juntamente com os objetivos a favor do meio ambiente o sistema visa também o bem-estar do ser humano.
- GESTÃO AMBIENTAL – GERENCIAMENTO AMBIENTAL
Para iniciarmos, vamos definir o significado de “meio ambiente". O termo deriva do latim mediu e ambiente, que pode ser definido como o lugar onde os seres vivos habitam.
Barbieri (2004, p.2) define meio ambiente como:
O ambiente natural e o artificial, isto é, ambiente físico e o biológico originais e o que foi alterado, destruído e construído pelos humanos, como as áreas urbanas, industriais e rurais. Esses elementos condicionaram a existência dos seres vivos, podendo-se dizer, portanto, que meio ambiente não é apenas o espaço onde os seres vivos existem ou podem existir, mas a própria condição para a existência da vida na Terra.
O aquecimento global tem mostrado as conseqüências de um crescimento desordenado e sem planejamento, principalmente quando se trata de meio ambiente.
A Engenharia de Produção possui dentro das suas áreas de atuação a Gestão Ambiental, que se dedica à produção sustentável. Diante dessa necessidade de produzir mais e poluir menos, o Engenheiro de Produção tem um papel muito importante. Ele tem o desafio de produzir mais gastando menos e ainda pensar no impacto que determinada ação terá sobre o meio ambiente. Para tanto o engenheiro utiliza a ferramenta gestão ambiental ou gerenciamento ambiental, que é um sistema de administração empresarial, que foca a sustentabilidade, buscando cada vez mais, reduzir o impacto no meio ambiente através de métodos e práticas sustentáveis.
Para Reis (1996, p.10), o gerenciamento ambiental é “um conjunto de rotinas e procedimentos que permite a uma organização administrar adequadamente as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, atentando para expectativas das partes interessadas”.
Barbieri (2004, p.19-20) define gestão ambiental “como as diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo ou eliminando danos ou problemas causados pelas ações humanas, quer evitando que elas surjam”.
Barbieri (2004, p.21) também apresenta outra definição para o termo gestão ambiental, afirmando que a “gestão ambiental”.
[...] aplica-se a uma grande variedade de iniciativas relativas a qualquer tipo de problemas ambiental. Na sua origem, estão as ações governamentais para enfrentar a escassez de recursos. [...] Qualquer proposta de gestão ambiental inclui, no mínimo, três dimensões, a saber: (1) a dimensão espacial que concerne à área na qual se espera que as ações de gestão tenham eficácia; (2) a dimensão temática que delimita as questões ambientais às quais as ações se destinam; e (3) a dimensão institucional relativa aos agentes que tomaram as iniciativas de gestão.
A gestão ambiental, quando bem aplicada, acaba reduzindo custos na empresa, sejam eles diretos ou indiretos. Diminuindo o desperdício de matéria-prima e de recursos que estão se tornando cada vez mais escassos, como a água e energia.
Conforme Weber (1999), “o gerenciamento de um processo, por meio das ferramentas de um Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA) possibilita inúmeros ganhos de produtividade e qualidade, além da satisfação das pessoas envolvidas diretamente naquele processo, pois estes aprendem que sempre é possível fazer melhor e percebem a evolução da qualidade de seus serviços”.
É preciso que a sociedade tome cada vez mais consciência da necessidade de preservar o meio ambiente e comece a cobrar das empresas práticas que não atrapalhe a capacidade da natureza oferecer recursos. A empresa, por sua vez, quando oferece seus produtos atendendo essas exigências, se preocupando com o meio ambiente, terá sempre um diferencial e tornando-se uma referência no meio empresarial. A proposta é tentar produzir bens com recursos sustentáveis e com a mesma qualidade, ou melhor, que o não sustentável e que se seja rentável. Para que isso aconteça alguns valores devem ser mudados, as empresas devem ser orientadas e a sociedade conscientizada.
...