GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
Trabalho Universitário: GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RDM2103 • 4/5/2013 • 8.983 Palavras (36 Páginas) • 580 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Adriana Aquino RA: 3332542533
Pâmella G. Terra Wanderley RA: 2543440141
Renata de Paulo RA: 1041833717
Solange Ap. Campos RA: 3319522072
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/ SP
2012
Adriana Aquino RA: 3332542533
Pâmella G. Terra Wanderley RA: 2543440141
Renata de Paulo RA: 1041833717
Solange Ap. Campos RA:3319522072
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/ SP
2012
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa abordará os mecanismos propostos em disseminar a exemplaridade, aquilo que pode e deve ser copiado para o bem de uma empresa, ao tratar-se de Gestão em Recursos Humanos, em específico “Plano de Trabalho para o Departamento de Pessoal”, além da importância do Gestor em RH, suas atividades e conduta profissional.
No cenário mundial contemporâneo percebem-se inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural que, por sua vez, se adaptam aos novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. A responsabilidade da área “RH” agrega valores e contribui para uma empresa mais sólida e para um ambiente mais organizado.
Contudo, Gestão Recursos Humanos, rege o cumprimento dos deveres e obrigações dos colaboradores e empresas para uma conduta e ação estratégica corporativa adequada e ideal.
ETAPA 1 – PASSO 1
Nessa etapa será identificada a relação dos principais documentos solicitados na hora de uma contratação:
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO
1- Carteira de Trabalho - CTPS;
2- 1 (Uma) foto ¾ recente;
3- Cartão do PIS
XEROX NORMAL DOS DOCUMENTOS
• Cédula de Identidade;
• Cadastro Pessoa Física (CPF);
• Título Eleitoral;
• Certificado de Reservista;
• Certidão de Nascimento ou Casamento;
• Certidão Nascimento filhos menores de 14 anos;
• Cartão de Vacinas atualizado da Criança;
• Comprovante de Residência;
• Exame Médico Admissional – PCMSO
DADOS A SEREM INFORMADOS:
• Data de Admissão;
• Função;
• Salário Contratual;
• Horário de Trabalho
O artigo 468 da CLT, cita o seguinte:
" Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia. "
Assim, para efeito de alteração contratual, as hipóteses não previstas no contrato estarão subordinadas à anuência do empregado, e ainda desde que não acarretem prejuízos ao empregado.
PASSO 2 - LEITURA DO ARTIGO
Administrador de Pessoal e RH: o valor de uma profissão
Por Alexandre Vailatti para o RH.com.br
Quando criança contamos com o ensino paternal e escolar, com a herança cultural e com algumas experiências (do tipo errando e aprendendo) para constituirmos a nossa base de conhecimentos, nosso caráter. Quando adultos reconhecemos que grande parte dos sucessos ou dos fracassos nas passagens de nossa vida são devidos a eles. E, assim, atribuímos reconhecimento e valorização sejam eles para o sucesso ou para fracasso.
Da mesma forma agimos com o nosso time de futebol, de vôlei, o piloto de fórmula 1, o bombeiro herói, o bom médico ou o presidente, ou seja, aqueles que nos proporcionam bons momentos e projeção de vida são muito valorizados e não mensuramos esforços para idolatrá-los ou contribuirmos com suas fartas remunerações e mordomias. E por incrível que pareça, consideramos isto extremamente normal.
Na vida profissional, também é assim. Atribuímos conquistas e derrotas aos nossos superiores ou colegas de trabalho (principalmente os ligados diretamente), sejam eles pares, superiores ou inferiores e, por algumas vezes, a empresa, a oportunidade ou a junção de vários fatores. O que muitas vezes não vemos é que por trás de toda esta estrutura existe um profissional (e sua equipe) que trabalha para uma melhora profissional de toda coletividade.
Esses são os profissionais de Recursos Humanos (RH) ou Administração de Pessoal (AP), que focam seus conhecimentos para a elaboração de um trabalho visando o desenvolvimento dos demais profissionais e da empresa. Não vou diferenciar, aqui, os profissionais de RH e de AP até mesmo porque os dois e suas áreas estão diretamente ligados.
Nos aprofundemos mais no assunto. Você já ouviu algum jovem dizer que quando crescer quer ser um profissional de RH ou AP? Que sonha com estas profissões? Talvez sim, mas o mais provável é um não.
...