GNSS – GLOBAL NAVIGATION SATELLITE SYSTEM
Por: gabriel.venturi • 16/9/2020 • Trabalho acadêmico • 822 Palavras (4 Páginas) • 234 Visualizações
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GABRIEL ALEXANDRE VENTURI
GNSS – GLOBAL NAVIGATION SATELLITE SYSTEM
MAFRA
2020
GABRIEL ALEXANDRE VENTURI
GNSS – GLOBAL NAVIGATION SATELLITE SYSTEM
Dissertação, apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Topografia II, do curso de Engenharia Civil, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, Campus Mafra, sob Orientação do(a) Professor(a) Frederico Mercer Guimarães Junior.
MAFRA
2020
- Introdução
GNSS (Glogal Navigation Satellite System), do inglês, ou Sistema Global de Navegação por Satélites, refere-se ao conjunto de sistemas de navegação por satélites, tais quais, o GPS(Global Positioning System-EUA), GALILEO (Europa), GLONASS (Global’naya Navigation Sputnikoaya System-Russia) e o COMPASS/BEIDOU (China).
Essa constelação de satélites, além de possibilitar o posicionamento em tempo real de objetos e auxiliar na navegação terrestre ou marítima, é utilizado também em levantamentos topográficos e geodésicos, aviação, navegação marítima e terrestre, demarcação de fronteiras, monitoramento de frotas, agricultura de precisão etc.
- O Sistema GNSS
O sistema GNSS é o resultado da junção dos sistemas GPS, GLONASS, GALILEO e BeiDou que, juntos, trazem melhoras na geometria e precisão, além de garantir disponibilidade para todo o globo terrestre. O desenvolvimento desse sistema passa por duas gerações:
- Geração GNSS-1: ampliação do GPS e GLONASS. O sistema WAAS (Wide Area Augmentation System), que faz parte dessa geração, já está em funcionamento.
- Geração GNSS-2: Trata-se de um sistema totalmente novo, com uma tecnologia nova de satélites. Serão incluídos satélites do Bloco IIF do GPS e o GALILEO.
- GPS/NAVSTAR
O sistema GPS/NAVSTAR, controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, foi inicialmente desenvolvido para cuidar de questões militares e, posteriormente, liberado para o uso civil.
O sistema norte americano, é hoje, o mais utilizado no mundo. Sua constelação é composta por 31 satélites distribuídos em 6 orbitas com altitude próxima a 20 200 km.
[pic 1]
Órbita GPS (NASA)
- GLONASS
O sistema GLONASS, pertencente à Rússia, assim como o americano, foi desenvolvido para fins militares pela antiga União Soviética e hoje é aberto para o uso civil. Com o surgimento da Federação Russa, o país deu continuidade a implantação desse sistema que se tornou totalmente operável em 2011. Sua constelação é composta por 24 satélites em 3 diferentes orbitas. A altitude desses se aproxima de 19 100 km.
[pic 2]
- Galileo
O sistema de posicionamento por satélite desenvolvido pela Comunidade Europeia, desenvolvido por iniciativa civil, ainda não está completo. O ano em que este trabalho está sendo feito (2020), é a data prevista para a sua conclusão. Sua órbita contará com 30 satélites, o que inclui 6 extras para reposição, sendo estes distribuídos em três órbitas a uma altitude aproximada de 23 222 km. Esse sistema opera juntamente com GPS e GLONASS, garantindo maior precisão em suas medições.
[pic 3]
- BeiDou/BDS
O sistema desenvolvido pela China, também leva o nome de Compass. O 54º e último satélite chinês foi enviado ao espaço na última terça-feira (23/06/2020). O sistema está agora operando completamente. Assim como o europeu, o BeiDou foi desenvolvido para integrar os outros sistemas.
...