GPS – Global Positioning System
Por: Renata Reis • 27/5/2015 • Resenha • 813 Palavras (4 Páginas) • 391 Visualizações
GPS – Global Positioning System
1. Histórico do sistema de posicionamento
1.1 Generalidades
No início, os limites do conhecimento humano eram restritos apenas às proximidades de sua moradia; com o passar do tempo, este interesse foi se ampliando com o incremento do comércio e com a melhoria dos meios de transporte e comunicação.
A “arte de navegar” serviu como base para a conquista de novos territórios. A navegação orientada por astros celestes foi um grande passo na realização de viagens além-mar, assim, surgiu a navegação astronômica. Os astros por muito tempo foram fonte de orientação.
Nos séc. XIV e XV – Grandes Viagens Marítimas: Sul da África, América e Oceania.
Bússola – chineses: deslocamento prévio.
Evolução com o tempo...
Ecobatímetro (Sonar): experiências com golfinhos. Uma onda sonora é emitida (emissor/receptor), atinge o fundo, é refletida, calcula-se o tempo, sabe-se a velocidade de propagação da onda na água, determina-se a distância.
Na Segunda Guerra Mundial, os ingleses desenvolveram o Radar: semelhante ao sonar, porém utiliza ondas eletromagnéticas.
1.2 Processamento Clássico
Após o lançamento do primeiro satélite artificial (1957) surgiram vários métodos de posicionamento baseados no rastreamento de corpos artificiais.
∙ Rastreio ótico: todas as técnicas visuais e fotográficas de obtenção da posição de um satélite.
Rastreio visual: olho
Rastreio fotográfico: fotogramétricos, fundo estrelado e pós interpolação com estrelas de posição conhecidos, deduz as coordenadas do satélite – fundamento da triangulação espacial.
Rastreio fotoelétrico: fitas magnéticas e lunetas.
Rastreio eletrônico: ondas de rádio, Laser, Radar, Doppler e Secor.
Laser: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. Uma fonte de luz monocromática cujas ondas movimentam-se na mesma direção.
Radar: Ondas eletromagnéticas centimétricas e o satélite reflete os sinais.
Uso restrito:
1. Custo elevado;
2. Determinação da precisão com o aumento da distância;
3. Certos materiais podem alterar o sinal; e
4. Predição muito acurada.
Secor: Sequential Collation of Range
Basicamente consta de quatro estações terrestres, sendo três de posição conhecida. Emitem sinais ao satélite SECOR que os demodula e os retransmite em duas frequências. A diferença de fase entre os sinais emitidos e recebidos permite a cada estação terrestre calcular a distância até o satélite.
Posicionamento Doppler
Efeito Doppler – 1845: Christian Doppler: a cor da luz das estrelas varia com o movimento aparente destas em relação ao observador.
O efeito Doppler pode ser comparado ao ruído da sirene de uma ambulância que passa por um observador. Quando se aproxima, o som é muito alto, como se a ambulância estivesse parada. Porém, quando passa, o som instantaneamente desaparece.
O efeito Doppler nada mais é que um incremento na frequência e um correspondente incremento na contagem de ciclos de onda, que variam de 20 a 20.000 ciclos, provocada pela variação relativa entre o observador e a origem do sinal que se desloca a uma velocidade qualquer. A magnitude deste incremento na frequência é chamada de Aumento Doppler e a variação na frequência causada pela mudança na velocidade relativa entre a origem do sinal e o observador é chamado Efeito Doppler.
...