GRADUANDO EM ENGENHARIA CIVIL – MULTIVIX – NOVA VENECIA
Por: Barra Notícias • 12/2/2020 • Artigo • 2.239 Palavras (9 Páginas) • 198 Visualizações
REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA EM UNIDADE RESIDENCIAL1
ALMEIDA, DIEGO DA SILVA2
GRADUANDO EM ENGENHARIA CIVIL – MULTIVIX – NOVA VENECIA
DOUGLAS BITENCOURT VIDAL3
RESUMO
Água e uma fonte de vida, a qual dependemos para nossa sobrevivência, a qual desperdiçamos e muitas vezes nem preocupamos com sua reutilização, apenas lançamos ao esgoto, a água da chuva por exemplo, embora não seja adequada para nosso consumo podemos utilizá-la em diversas formas dentro de nossas residências, este artigo apresenta como pode ser utilizada sua captação e como pode ser utilizada a água reaproveitada.
PALAVRAS-CHAVE: Sobrevivência. Reutilização. Captação.
ABSTRACT
Water and a source of life, which we depend for our survival , which wasted and often do not care about re-use , just released to sewage , rainwater for example, although not suitable for our consumption we can use it in various forms within our homes, this article shows how it can be used its funding and how the recycled water can be used.
KEYWORDS: Survival. Reuse. Catchment.
1 Artigo Científico Original. Trabalho de Conclusão de Curso.
2 Acadêmico do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, MULTIVIX – Nova Venécia.
3 Professor Orientador do Curso de Graduação da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, MULTIVIX – Nova Venécia.
1.0 INTRODUÇÃO
Sustentabilidade e algo que podemos desenvolver para atender as necessidades sem comprometer nossas futuras gerações. A reutilização da água e algo que definimos como sustentável, pois reutilizamos algo que antes era desperdiçado sem comprometer as gerações futuras.
Diante dos fatos acontecidos na atualidade a respeito da água, a qual nosso planeta tem ocorrido alterações climáticas, e o crescimento populacional tem aumentado grandemente, está ocorrendo grandes picos no fornecimento de água, a qual e um bem essencial para o sobrevivemos, onde rios estão com nível bastante baixos, a uma necessidade de aprendermos a racionar, economizar e reutilizar a água que esta escassa.
Neste trabalho, apresentarei a forma de reutilizar a água que utilizamos em nossas pias, tanques, chuveiros e até mesmo água de nossas calhas, reutilizando a para descarga e até mesmo limpeza de varandas e pisos externos.
2.0RECICLAGEM E O REUSO DE ÁGUAS RESIDENCIAIS
Chamamos de águas residuais as provenientes de esgoto, efluentes líquidos de edificações e industriais, onde apresentam uma possível reutilização e reciclagem.
Na antiga Grécia, já havia a pratica da reciclagem da água de esgoto, onde sua reutilização era para fins de irrigação nas plantações, sendo essa pratica de reaproveitamento sendo aprofundada com o passar dos anos. Hoje essa pratica vem sendo comum em todo mundo, onde a população está convivendo com a grande escassez de água, e através disso vem sendo conscientizada ao reuso da água.
Segundo MORELLI (pág.4, 2005), o crescente consumo de água tem feito do reuso planejado uma necessidade primordial. Essa Prática deve ser considerada parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional da água, o qual inclui também, o controle de perdas, redução do consumo de água e a minimização da geração de efluentes.
De acordo com LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997, Art. 1º A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se nos seguintes fundamentos: a água é um bem de domínio público; a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais; a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas; a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.
Diante do Art 1º apresentado acima, nos profissionais da área da construção civil e a sociedade, desempenhar nossa função quanto ao uso de um bem ao qual está escasso, pois temos uma lei que regulamento o controle quantitativo e qualitativo da água, diante de tal devemos implantar e controlar o despercio de um bem que natural limitado.
Para fazer o reuso da água devemos levar em consideração a Resolução nº 54 de 28 de novembro de 2005, Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH onde o artigo 2º considera as seguintes definições:
I - água residuária: esgoto, água descartada, efluentes líquidos de edificações, indústrias, agroindústrias e agropecuária, tratados ou não;
II - reuso de água: utilização de água residuária;
III - água de reuso: água residuária, que se encontra dentro dos padrões exigidos para sua utilização nas modalidades pretendidas;
IV - reuso direto de água: uso planejado de água de reuso, conduzida ao local de utilização, sem lançamento ou diluição prévia em corpos hídricos superficiais ou subterrâneos;
V - produtor de água de reuso: pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que produz água de reuso;
VI - distribuidor de água de reuso: pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que distribui água de reuso; e VII - usuário de água de reuso: pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, que utiliza água de reuso.
- DEFINIÇÕES
Define como águas residuais, águas provenientes de descartes, a qual podem ser reutilizadas de alguma forma, fazendo seu reaproveitamento. Existem vários tipos de agua residuarias, sendo as domesticas, industriais, infiltração e as urbanas.
Neste trabalho adotamos as águas residuais domesticas, as quais são descartadas no Banho, Cozinha e lavagem de pavimentos e de nossas calhas.
- TIPOS DE REUSO
O processo de reutilização da água pode ser de forma direta ou indiretas, sendo de forma planejadas ou não.
Por se tratar de um processo de reuso doméstico, onde os efluentes, após ser tratado, vai ser enviado ao ponto de reuso da casa, iremos adotar o sistema de Reuso Planejado das águas.
A reciclagem de águas pode ser entendida como reuso interno da água antes de sua descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local de disposição para suplementar o abastecimento do uso original. É um caso de reuso direto (RODRIGUES, 2005).
...