Geomática E Geotecnologias
Artigos Científicos: Geomática E Geotecnologias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pityboza • 29/4/2014 • 2.147 Palavras (9 Páginas) • 994 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VARZEA GRANDE – UNIVAG
GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS.
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO
INSTRUMENTO DE AVALIÇÃO PARCIAL
PRIMEIRO BIMESTRE
PRISCILA RIBEIRO BOZA
VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
ABRIL – 2014
PRISCILA RIBEIRO BOZA
A GEOMÁTICA NO CONTEXTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
GEOTECNOLOGIAS NA GEOGRAFIA APLICADA
(RESENHA CRÍTICA)
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Biológicas à Disciplina de Geoprocessamento e Georreferenciamento, ministrada pelo Prof. Vankley Junqueira; como instrumento de avaliação parcial para aferir nota do Primeiro Bimestre.
VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
ABRIL – 2014
APRESENTAÇÃO
A Geomática é o ramo da geografia que surgiu na metade da década de 1950, na América do Norte; contudo este termo surgiu no meio acadêmico a partir de 1980. E envolve o uso de técnicas espaciais usadas na cartografia e topografia, bem como suas aplicações em computadores.
Por outro lado, o surgimento e a inovação das tecnologias no mundo atual, vem transformando, aprimorando e facilitando diversas atividades, em várias áreas. E assim também são as chamadas geotecnologias, que aparecem no nosso cotidiano como instrumentos com a atribuição de coletar, processar, avaliar e expor informações com uma referência geográfica.
Um grande exemplo disto são as imagens obtidas por meio do sensoriamento remoto; as quais proporcionam a visão de extensas áreas da superfície terrestre, caracterizando o meio ambiente ou a paisagem, e, possibilitando estudos regionais e integrados, envolvendo vários campos do conhecimento.
Estas imagens mostram os ambientes e sua transformação, assim destacando os principais impactos causados por fenômenos naturais e antrópicos, bem como outras alterações do uso e ocupação da terra. Ainda, por meio das imagens de satélite um ambiente distante ou de difícil acesso torna-se mais acessível.
Em Geografia essas tecnologias possuem uma extensa aplicação, ainda mais com os crescentes avanços tecnológicos. As geotecnologias são, portanto, uma ferramenta essencial não só para a execução, mas também para o bom planejamento de diferentes atividades, bem como estudos nas mais variadas áreas do conhecimento.
Sendo assim, o presente trabalho visa realizar uma análise crítica e comparativa a respeito dos temas abordados em dois artigos científicos escritos por ROSA (2005) e AZEVEDO (2007); acerca da Geomática no contexto da ciência e tecnologia, e das geotecnologias na Geografia aplicada.
DESENVOLVIMENTO
Os artigos a serem debatidos, foram publicados em revistas científicas das áreas de Geografia, Geomática e Ciências Geodésicas; e expõem de maneira abrangente a visão dos pesquisadores acerca das várias geotecnologias existentes, e suas aplicabilidades na Geografia aplicada e demais áreas de conhecimento. Ainda são expostas as diferentes contextualizações e interpretações imputadas à Geomática em seu enquadramento como uma ciência e tecnologia.
Ambos os pesquisadores, são doutores em Geofísica pela Universidade de São Paulo, e participam de diversos projetos de cunho cientifico, são membros de importantes Conselhos na área das Geociências, e também docentes em cursos de pós-graduação em renomadas universidades brasileiras.
O geógrafo Roberto Rosa, atua nas áreas de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias, com ênfase nas questões ambientais; e dentre as suas pesquisas e projetos escreveu alguns livros e vários artigos importantes na área do Geoprocessamento e Georreferenciamento.
O pesquisador Luiz Henrique Aguiar de Azevedo é geólogo, e participou de um programa especializado, coordenado pela NASA e criou, implantou e gerenciou o projeto RADAM (Radar na Amazônia).
Durante a leitura dos artigos, percebe-se uma grande preocupação na conceituação dos temas, para que não haja duvidas e confusões acerca dos estudos. Ambos os autores apresentam uma visão particular sobre o assunto, mas tendem a convergir para as mesmas acepções e aplicações.
Conforme explica Rosa (2005, p. 81) as geotecnologias são “também conhecidas como geoprocessamento, as geotecnologias são o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e oferta de informações com referência geográfica”.
Sobretudo, geoprocessamento é na realidade um termo errôneo, usado quase que exclusivamente no Brasil, porém não mais tão difundido. Com o advento das novas tecnologias, surgiu o termo geomática. Sendo também assinalada por muitos estudiosos como geo-informática, justamente devido às bases informacionais sobre as quais se operam as informações.
Ainda de acordo com as explanações de Rosa (2005) as geotecnologias formam um conjunto de instrumentos com base em variados softwares e hardwares, bem como profissionais especializados na área de tecnologia da informação.
A respeito destas diversas geotecnologias pode-se destacar: sistemas de informação geográfica (SIG), cartografia digital, sensoriamento remoto (SR), sistema de posicionamento global (GPS) e a topografia.
A geomática, por sua vez, é entendida como uma “ciência” composta por diversas atividades a qual tem uma visão comedida e metódica, e que integra todos os meios utilizados para a obtenção, administração e manutenção de dados espaciais necessários para as manobras científicas, administrativas, legais e técnicas envolvidas na produção e gerenciamento de informações espaciais.
Em suma, conforme explana Azevedo (2007, p. 79) a geomática, tem como atribuição a “utilização das técnicas de processamento computacional de dados para a produção da informação georreferenciada”.
Dentro
...