Gerador Termelétrico Tradicional
Por: Rodrigo Cardozo • 6/10/2016 • Relatório de pesquisa • 1.710 Palavras (7 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
“Co-Geração”
[pic 2]
Trabalho desenvolvido e apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Santa Cruz do Sul, na Unidade de Estudo de Termodinâmica aplicada a engenharia.
Orientador:
SUMÁRIO
[pic 3]
1. INTRODUÇÃO
2. RESUMO
2.1 APLICAÇÕES
2.1.1 Na indústria
2.1.2 No comércio e serviços
3. HISTÓRICO
4. DESENVOLVIMENTO
4.1 Comparação
4.1.1 Gerador Termelétrico Tradicional
4.1.2 Gerador Termelétrico com Co-Geração
4.2 Sistema Topping
4.3 Sistema Bottoming
4.4 Ciclos Termodinâmicos que podem ser aplicados à Co-Geração
4.4.1 Ciclo Rankine
4.4.2 Ciclo Brayton (turbina a gás)
4.4.3 Ciclo Combinado
4.4.4 Ciclo Diesel e Otto
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
6. FONTES BIBLIOGRÁFICAS
LISTA DE ILUSTRAÇÕES[pic 4]
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Figura 6
Figura 7
Figura 8
Figura 9
Figura 10
Figura 11
- INTRODUÇÃO
A cogeração de energia é um processo onde são geradas duas formas de energia ao mesmo tempo, sendo mais comum a cogeração de energia elétrica e energia térmica a partir do uso de biomassa, ou gás natural.
[pic 5]
Figura 1
Em um sistema de geração de energia convencional, em que um combustível fóssil é usado para gerar energia elétrica, 65% da energia contida no combustível é perdida na forma de calor e apenas 35% são de fato transformados em energia elétrica
Já em um sistema de cogeração conseguimos um aproveitamento de até 85% da energia contida no combustível: 35% é transformado em energia elétrica pelo sistema convencional e do restante, consegue-se aproveitar cerca de 50%.
[pic 6][pic 7]
Figura 2
- RESUMO
A cogeração é o processo que permite a produção simultânea de energia elétrica e térmica (vapor e água quente),
É um processo de produção de energia muito eficiente, em que é utilizada a maior quantidade de energia útil com o mínimo de energia residual. Isso significa maior rendimento global e menor custo de energia.
A vantagem principal é o maior aproveitamento da energia contida na fonte, reduzindo consideravelmente os custos de produção da energia nas duas formas citadas.
- APLICAÇÕES
Na indústria
O processo de cogeração a gás natural é utilizado em indústrias que precisam de vapor ou resfriamento no seu processo produtivo, como os setores têxtil, alimentício e bebidas, papel e celulose, farmacêutico e de produção de borracha.
[pic 8]
Figura 3
No comércio e serviços
Esses setores usam a cogeração com motores ou turbinas a gás natural, conectando-se a um gerador, na turbina, ou no motor para a geração de eletricidade, com aproveitamento dos gases de exaustão para a produção de vapor, através de uma caldeira de recuperação que gera água quente e, a partir desta, água gelada para o sistema de climatização.
Geralmente são estabelecimentos que possuem unidades centrais de condicionamento de ar e centrais de aquecimento de água, como shopping centers, hipermercados, edifícios comerciais, hotéis, hospitais, aeroportos etc.
[pic 9]
Figura 4
- HISTÓRICO
No início, a máquina a vapor substituiu a tração animal e humana, permitindo o seu uso para aquecimento e acionamento mecânico simultaneamente. A energia mecânica já era usada em rodas d’agua e através dos ventos.
A distribuição de energia mecânica por roldanas, eixos e correias foi substituída pela distribuição de energia elétrica, produzida por gerador, acionada pela máquina a vapor e levada a motores elétricos por cabos.
...