Geração Y
Casos: Geração Y. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dysneilayne • 26/3/2015 • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 182 Visualizações
1. Introdução
O modelo econômico foi marcado por acontecimentos mundiais significativos, segundo o IBGE 2009. A tecnologia da informação vem crescendo e destaca sua grande influência na sociedade da informação, através da comunicação e das ferramentas computacionais de informação. Tais mudanças e avanços tecnológicos só foram possíveis através da progressão da micro eletrônica, a telecomunicação e a informática.
Dentro desse período que vivemos, visualizamos o surgimento de uma nova geração, onde indivíduos são influenciados por comunicação instantânea, novas tecnologias e novas formas de interação nunca antes imaginadas, e tudo isso em uma velocidade descomunal.
Jovens da geração Y são determinados, confiantes e estão em busca de constante desenvolvimento, eles são simultâneos, ligados à inovação, são apaixonados por tecnologia, vivem conectados, tem mais liberdade de falar o que pensam e são questionadores.
Este artigo procura demonstrar as relações entre as organizações e a geração Y, com foco em resultados. O crescimento acelerado de uma organização nos dias de hoje seria resultado desta aliança que tem como combustível o ímpeto da geração Y? O que podemos esperar dessa geração que começa agora a se inserir no mercado de trabalho?
De forma geral, quando pensamos em uma organização contemporânea, como deveríamos analisá-la? Através de uma visão mais burocrática, definindo-a por sua hierarquia, regras e rotinas de processos ou para acessarmos o coração dessa empresa deveríamos seguir os novos modelos de gestão que são baseados pela nova ordem mundial?
Além de responder os questionamentos acima, é objetivo deste artigo;
1. Identificar alguns pontos específicos dessa geração nascida entre 1980 e 1999 e que tem como prioridade a liberdade nas escolhas;
2. Analisar o turnover desses indivíduos com relação ao emprego;
3. Tentar encontrar o ponto prioritário a fim de minimizar essa rotatividade;
4. Expor estratégias que solucionem e deem melhores condições ao ambiente de trabalho, para que os jovens se sintam motivados e satisfeitos.
2- O percurso teórico - geração y
Segundo Carli (2011), o conceito de geração reconhecido e aceito pela sociedade moderna estabelece um marco de vinte anos de separação entre as gerações. Isso ocorre porque aos 20 anos de idade, os jovens fazem as suas primeiras escolhas conjugais, políticas e profissionais.
Isso significa que, a partir desse período, o jovem age e interfere significativamente na sociedade. Com o aumento da expectativa de vida, a redução da natalidade e a ampliação dos meios de comunicação, cria-se um momento único na história da humanidade, pois nunca cinco gerações diferentes conviveram em uma mesma realidade.
Cada geração é direcionada por valores que se diferem devido ao contexto histórico vivido, sendo assim tentaremos expor como se definiu as gerações que antecedem a geração Y.
Com a volta dos soldados para casa após o fim da segunda guerra mundial, houve um grande crescimento no índice de natalidade de alguns países, esse nascimento, essa explosão de bebês deu origem a geração Baby Boomers, nascidos entre 1943 e 1964, eles chegaram a adolescência entre as décadas de 50 e 60 e fizeram revolução. No Brasil, por exemplo, lutaram contra a ditadura, mudaram os valores, os costumes e os comportamentos da época, foram a geração da jovem guarda. Nas organizações, seus maiores objetivos eram pela busca de uma carreira sólida e queriam segurança profissional, eles realmente vestiam a camisa da empresa, pois seu esforço diário e contínuo garantiria o sustento da família. Nas décadas de 60e 70 os Baby Boomers já haviam causado uma grande revolução no mundo e consequentemente haviam tido seus próprios bebês. Mas o que esperar dessa geração que vinha, será que dariam continuidade no que seus pais já haviam começado? Com esse suspense no ar, essa geração foi classificada como geração X. Essa geração cresceu durante o regime militar e nas décadas de 80 eram jovens, assistiram as diretas já e pintaram o rosto como forma de protesto. Já nessa época viram a tecnologia adentrarem seus lares e suas vidas. Na verdade a geração X redefiniu o modo das organizações x funcionários, pois eles buscavam rápido crescimento profissional, o trabalho tornou-se praticamente uma guerra, onde o vencedor era aquele que chegasse mais rápido a cargos de direção. Já nos anos de 1980 e1990, a internet abriu as portas para os jovens designados como geração Y. Transcenderam nossas identidades e fez conexão com
...