Gerencia de ativos
Por: rodox_muchik • 1/5/2016 • Artigo • 548 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
Com uma correta Gestão de Ativos a Manutenção torna-se um agente operacional de suma importância, Os gerentes modernos passam a tem a nobre missão de empreender uma Gestão de Ativos, indo muito além de simplesmente manter o ativo em funcionamento. Além desta nobre missão deve ainda cuidar de uma série de atividades de rotina como, o trabalho de planejamento de atividades para os ativos de acordo com as respectivas categorias críticas, fazer as avaliações periódicas destes planejamentos, gerar as consequentes programações, cuidar do banco de dados de todas as informações consequentes das ocorrências acidentais para permitir as adequadas análises de falhas e as propostas de melhorias a implementar, além de uma série de outras funções. Os tipos de manutenção podem ser divididos da seguinte forma:
Manutenção preventiva é a manutenção realizada com a intensão de reduzir ou evitar a quebra ou a queda no desempenho do equipamento para isso utiliza-se um plano com intervalos de tempo definidos, podemos citar como pontos positivos: custo de cada operação de manutenção pré-determinado, as operações são programadas de acordo com a produção, e como pontos negativos o custo de cada operação é elevado devido a periodicidade, existe maior possibilidade de erro humano, dada a frequência de intervenção.
Manutenção preditiva é aquela que visa realizar ajustes no maquinário ou equipamento apenas quando eles precisarem, porem sem deixa-los quebrar ou falhar. A manutenção preditiva tem como ponto positivo a detecção com antecedência do estado do componente a ser monitorado, custo de parada de maquina e processo são reduzidos, como pontos negativos podemos destacar o custo inicial para um sistema de monitoramento.
Manutenção corretiva é um tipo de manutenção simples e direta pois a mesma só é realizada quando algum equipamento ou sistema quebra ou falha é que ele é consertado, tem como ponto positivo a redução de custo de manutenção no equipamento visto que só será realizada a manutenção quando o equipamento quebrar ou falhar como ponto negativo tem o alto custo da perda de produção em função da parada de maquina sem um planejamento.
A AES TIETÊ S/A, empresa de geração e comercialização de energia do Grupo AES Brasil, é uma das principais empresas do setor no país. A AES Tietê tornou-se a primeira empresa da América Latina a ser certificada pelo PAS 55, que indica a utilização das melhores práticas, a fim de garantir e manter a sustentabilidade e o desempenho eficaz dos Ativos Físicos produtivos. O sucesso do projeto de implementação dos requisitos do PAS 55 na AES Tietê colocou a companhia em uma posição de destaque dentro do grupo AES Corporation - holding dos Estados Unidos, responsável pela concessão não apenas da AES Tietê, mas também da AES Uruguaiana, AES Sul e AES Eletropaulo (as duas últimas distribuidoras) no Brasil – e também serve como referência para outras empresas, sejam elas do setor elétrico ou não.
Empresas que possuem uma gestão de ativos ineficiente podem apresentar grandes e negativos impactos na saúde da empresa. As paradas de máquina podem interromper a produção promovendo insatisfação dos clientes. A inadequada manutenção preventiva pode aumentar o custo de manter ativos funcionando no pico de eficiência, forçando as empresas a fazerem investimentos desnecessários em novas máquinas e equipamentos. A utilização inadequada de ativos pode expor as empresas a violações dos regulamentos de segurança e requisitos de conformidade.
...