Gestao Do Conhecimento
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosemota • 4/6/2014 • 2.718 Palavras (11 Páginas) • 312 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
4º SEMESTRE
PROFESSOR TUTOR EAD: MA. IRMA MACÁRIO
PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL: LIGIANE CORRÊA
GESTÃO DO CONHECIMENTO.
MANAUS/AM
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DO CONHECIMENTO.
4º SEMESTRE
NOME: ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA CORREA RA: 367463
NOME: LUCILA MELO DA CRUZ RA: 378713
NOME: ROSANY MARIA PESSOA MOTA RA: 366817
NOME: TEREZINHA DE JESUS COSTA SOARES RA:349148
GESTÃO DO CONHECIMENTO.
MANAUS/AM
2013
SUMARIO
INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------4
1. CONCEITO DE GESTÀO DO CONHECIMENTO-----------------------------------5
1.1 Exemplos de GC aplicados na empresas ------------------------------------------------5
1.2 Respondendo as seguintes perguntas ----------------------------------------------------6
1.3 Processo SECI --------------------------------------------------------------------------------6
2.EMPRESA COM VISÃO TRADICIONAL E EMPRESA QUE APLICA GC –8
2.1 Conceito de Espiral do Conhecimento, Efeito da Inovação e Importância da GC para as organizações ------------------------------------------------------------------------8
3. PRATICA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO -----------------------------------10
CONSIDERAÇOES FINAIS------------------------------------------------------------------12
REFERENCIAS---------------------------------------------------------------------------------13
INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos o conceito de Gestão do Conhecimento, que um dos tópicos fundamentais do desenvolvimento na sociedade do conhecimento. Ela não pode ser criada sem a interação intensiva do externo e interno - o aprendizado dos outros, e as habilidades compartilhadas, devem ser internalizadas, modificadas, enriquecidas e traduzidas para se ajustarem à identidade e auto-imagem da empresa. Na gestão do conhecimento as empresas adquiriram várias ferramentas para conseguir extrair novos conhecimentos assim como o empregado extrai conhecimento da empresa uma delas e a espiral do conhecimento.
A GC sempre da um bom resultado, ela tem quatro processos de conversão conhecido como SECI (socialização, externalização, internalização e combinação). Gerenciar o conhecimento significa transportá-lo de estoque, no tempo real da tarefa que o demanda para o operador que a executa. Dependendo de sua complexidade e frequência o conhecimento pode estar armazenado em órbitas mais próximas (na própria máquina, ou cérebro do operador), ou bem, mas distantes – um consultor decisivo e aceito. É como o operador dispusesse de diversas órbitas, ao seu redor, para lhe entregar o conhecimento no momento em que precisar. A gestão do conhecimento significa disponibilizar o conhecimento útil da forma mais econômica, investindo em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores.
Hoje a empresa que quer se destacar no mercado competitivo, usa a Gestão do Conhecimento.
1. CONCEITO DE GESTÀO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento está sendo apontada como um novo vetor da administração, ela deve ser praticada por todas as empresas, que devem construí-la com muito trabalho, dedicação, zelo e coerência.
Gestão do Conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada, uma conquista e não uma aquisição, GC representa mais ser do que ter. Ela é tratada como um modelo de gestão dedicada a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, pois atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento (Saulo P. Figueiredo, 2005).
Para Valentim M.P. (v.4, n.3, p.1-23, 2003) Gestão do Conhecimento é um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequado para ajudar gerar ideias, solucionar problemas e tomar a melhor decisão.
Para Figueiredo e Valetim, GC é de suma importância para ajudar as organizações evoluir, gerar riquezas e ideias, a partir do capital intelectual e do conhecimento, para assim solucionar problemas e tomar boas decisões.
A GC deve contribuir para que a empresa atinja seus objetivos estratégicos, e que não existe uma única abordagem ou receita para aplicá-la na mesma, então ela pode variar de empresa para empresa.
1.1 Exemplos de GC aplicados na empresas.
Abaixo estão alguns exemplos de GC aplicados nas empresas.
• Juntar as melhores práticas: envolver os colaboradores na criação de algumas soluções, com objetivo de melhorar o produto e reduzir a reclamação de clientes.
• Variação de atividades: conduzir o colaborador a adquirir novas experiências, atuando por um período em outros setores ou cargos.
• Programa
...