Gestão Da Distribuição
Artigos Científicos: Gestão Da Distribuição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinegibrahim • 25/2/2014 • 526 Palavras (3 Páginas) • 382 Visualizações
Questão 1 ( 2,5 pontos)
1) De acordo com Zinn (1998), o Cross Docking combina a administração de estoques com o processamento de informações para criar um sistema capaz de reabastecer com freqüência um grande número de pontos de entrega. A combinação entre movimentação e informação é permanente, isto porque, se houver o envio não coordenado de encomendas, o estoque em trânsito pode aumentar, necessitando assim de maior espaço para armazenagem. Desta forma, o Cross Docking não funcionará de maneira eficiente. As principais ferramentas e práticas da tecnologia de informação que são importantes para o Cross Docking são EDI, ECR, Código de Barra, Scanning, Rádio Freqüência e WMS.
Baseado no texto responda a seguinte questão:
1) Pesquise na internet e apresente sua pesquisa e discorra sobre quais os significados e como funcionam o EDI, ECR no contexto de uma Cadeia de Suprimentos.
Questão 2 ( 2,5 pontos)
2) Considere que uma carreta com carga fechada ou seja, plenamente carregada saiu de São Paulo Com destino a Florianópolis, trazendo carga para 5 clientes diferentes, mas com a carga perfeitamente identificada e com a correspondente nota fiscal. Esta transferência de material está usando o sistema de distribuição por cross docking.
Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade de aprendizagem explique o que é este sistema e quais as vantagens apresentadas por ele.
Questão 3 ( 2,5 pontos)
3) Na Distribuição física a forma como os caminhões são carregados podem apresentar dois significados “um-para-um” e “um-para-muitos”. No tipo “um-para-muitos” geralmente são usados softwares de roteirização.
a) Explique os significados de “um-para-um” e “um-para-muitos”.
• Distribuição “um-para-um” – O veículo é totalmente carregado(lotação total) no depósito da fábrica ou CD varejista e transporta a carga para um único ponto de destino, seja ele loja ou outro CD.
• Distribuição “um-para-muitos” – Também chamada de compartilhada, onde o veículo é carregado no CD varejista com mercadorias destinadas a diversas lojas ou clientes, precisando de um roteiro de entregas elaborado previamente.
b) O que é e qual a utilidade de se fazer a roteirização.
• É uma ferramenta que define itinerários a serem percorridos por veículos que atendam um depósito ou centro de distribuição. A roteirização de carga é o processo de programação da distribuição da carga em rotas ou roteiros de entrega, realizando o cruzamento de informações de volume/peso da carga, capacidades dos veículos e locais de entrega, a fim de obter o melhor resultado em termos de ocupação dos caminhões e cumprimento dos prazos de entrega. Neste sentido, a roteirização pode ser de rota fixa, onde o sistema distribui as cargas a serem transportadas por uma rota previamente estipulada e caracterizada pelos números do CEP (código de endereçamento dos correios) e rota dinâmica, onde é sugerido a melhor rota de entrega em função da análise de informações sobre a carga a ser transportada, capacidades dos veículos, informações de ruas, estradas e locais de entrega.
...