Gestão De Produção
Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Produção. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: helobedenik • 31/3/2014 • 2.998 Palavras (12 Páginas) • 298 Visualizações
Introdução
Vivemos atualmente em uma economia globalizada onde produtos e serviços não oferecem tanta diferença em relação a sua qualidade, como acontecia a algumas décadas passadas. Assim, com estruturas e tecnologias muito semelhantes, as empresas precisam buscar novos meios para se diferenciar no mercado e conseguir fechar contratos e atender seus clientes.
Um diferencial importante que pode tornar uma empresa mais eficiente e competitiva é justamente sua área de produção que, bem administrada, consegue reduzir custos, aumentar a produtividade e gerar resultados mais efetivos para o negócio.
Neste sentido, abordaremos ao longo do curso de gestão da produção, temas importantes como a administração da cadeia de produção onde serão observados alguns conceitos sobre administração, produtos e serviços e evolução do processo produtivo no Brasil.
Veremos também os modelos de produção, com destaque para a história da produção americana e japonesa que serviram de exemplo para tantas outras linhas de produção em vários países.
Por fim, conheceremos o sistema de produção com suas particularidades como tecnologias aplicadas, planejamento e controle de produção, administração de materiais e controle de estoques e qualidade.
Bom curso.
Unidade 1 – A administração na cadeia de produção
Olá,
Nesta unidade você vai conhecer alguns conceitos e definições básicas sobre a Administração da produção, que serão fundamentais para o desenvolvimento de nosso curso!
Vai aprender sobre a história dos processos de produção, que será mostrada através de uma retrospectiva contada em ordem cronológica desde o seu surgimento até os dias atuais. Aqui você também vai conhecer um pouco mais sobre o profissional que administra a produção, suas responsabilidades e funções.
Após o estudo dos conceitos básicos da produção, conheceremos os processos operacionais dentro de uma empresa, além de entender a classificação dos produtos.
Bom Curso!
1.1 - Conceitos e princípios de administração
A Administração é a área responsável por cuidar do planejamento, organização, direção e controle das empresas. Um segmento que é muito importante, pois, hoje existem milhares de organizações que, tem suas atividades ligadas à produção de bens e serviços e que dependem do trabalho da Administração para terem um bom funcionamento.
A administração é uma ciência social aplicada e fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz, além do retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social.
A palavra administração deriva do latim ad (direção para, tendência) e minister (comparativo de inferioridade com o sufixo ter, indicando subordinação ou obediência). Assim, em sua origem, segundo o professor Chiavenato, a palavra administração significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro ou ainda, uma atividade que se recebe por delegação de outrem.
Maximiano por sua vez define a Administração de uma forma mais direta. Para ele, administrar é o processo que tem como finalidade garantir a eficiência e eficácia de um sistema.
Estes dois conceitos nos permitem concluir que a administração estuda os principais problemas de um sistema e que este, não está relacionado apenas a um governo ou a condução de uma empresa, mas sim a toda e qualquer atividade que envolva planejamento, organização, direção e controle.
Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. A Administração se divide, basicamente, em cinco áreas: finanças, logística, marketing, vendas ou produção e recursos humanos.
Quando focamos a administração voltada para os negócios, a conceituamos como sendo uma aplicação de técnicas e métodos que visam estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance, para os colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenham resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes e as suas próprias.
1.2 – Funções da administração
O economista e filósofo Peter Drucker definiu as principais funções da administração da seguinte forma: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC). E atualmente as principais funções administrativas são:
• Fixar objetivos (planejar);
• Analisar: conhecer os problemas;
• Solucionar problemas;
• Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas);
• Comunicar, dirigir e motivar pessoas (liderar);
• Negociar;
• Tomar decisões (de maneira rápida e precisa);
• Mensurar e avaliar (controlar).
Planejar
O planejamento é uma função administrativa permanente, que inclui a definição de objetivos, diretrizes, planos, determinação de métodos e processos de trabalho, programação de tarefas, etc.
Planejar é determinar antecipadamente o futuro da empresa, por exemplo, metas e objetivos a serem cumpridos, o tempo em que devem ser alcançados e o que deve ser feito para atingi-los.
Através do planejamento é possível antecipar dúvidas e probabilidades, e dessa forma evitar problemas.
Organizar
Organizar no sentido administrativo é a construção da estrutura.
O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas. A organização leva a realização dos objetivos.
Depois de ter planejado é preciso delegar as atividades às pessoas adequadas, é necessário também a definição
...