Gestão De Resíduos Sólidos Urbanos
Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Resíduos Sólidos Urbanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: timaraujo • 9/10/2013 • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 379 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de formular um questionário com perguntas e respostas que irão subsidiar um gestor ambiental, quanto à destinação dos resíduos de um hospital, principalmente os perfuro-cortante, que caso ocorra uma destinação inadequada dos mesmos, podem ocorrer graves acidentes, bem como contaminações irreversíveis ao meio ambiente. E levantaremos algumas questões que possibilitará estabelecer procedimentos a fim de evitar contaminações ao home e ao meio ambiente.
“Donde a centralidade nos dias que correm da questão ética”; uma vez “que o maior ou menor equilíbrio das forças materiais das quais emergimos como espécie, depende diretamente do nosso agir e, por conseguinte, das nossas escolhas e decisões” (Barbosa, 1992: 03).
No decorrer do processo evolutivo o homem teve que deixar de ser coletor / caçador para tornar-se agricultor e dono de terras. Deste ponto em diante, surgem às grandes sociedades e junto com elas um modo de produção cada vez mais organizado e normatizado, desembocando inexoravelmente no surgimento da Industrialização, e com isso veio os impactos ao meio ambiente. (PADOVANI, 2008).
( Foto- Hall de entrada do Hospital Regional de Janaúba)
QUESTIONÁRIO ELABORADO FRENTE A FUNCIONAMENTO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DE UM HOSPITAL EM JANAÚBA/MG
1-Como é feita a separação dos resíduos hospitalares do grupo A e E, bem como é seu acondicionamento é de conformidade com as normas em vigor?
Resposta da enfermeira chefe- Simone- Se os resíduos forem do Grupo A- Resíduos infectantes, que são: Dispositivos para infusão venosa, mandril metálico, bolsa de sangue, bolsa coletora de urina, sonda e cateter descartável, luva cirúrgica, látex sem condições de reutilização, material descartável com resíduo orgânico, restos de alimentos de unidade de isolamento, material contendo resíduos biológicos (sangue, secreções e fluídos corpóreos), Tecido orgânico: peças, membros e órgãos corporais, peças para anatomopatológico, placenta, F M com peso abaixo de 500 gramas, sangue e hemoderivados, Drenos. E o acondicionamento adequado é por meio do uso de um “Saco Branco Leitoso com o Nº. da ONU e Simbologia de Infectante (15lt, 30lt, 50lt e 100lt). Conforme RDC 306 da ANVISA
Grupo E- Perfuro-cortantes que são: Seringas, agulhas; Agulhas cirúrgicas, ampolas quebradas; fio de sutura metálica, estiletes, lâminas e lamínulas, lâminas de bisturi, laminas de barbear; restos de fios cirúrgicos agulhados, cateteres endovenosos (escalpe, abocath, intracath). E o seu acondicionamento é por meio do uso de uma Caixa com fundo falso e paredes duplas (descarpack), com Simbologia de Infectante (3lt, 7lt, 13lt e 20lt).
2- Já ocorreu algum acidente com instrumentos perfuro-cortantes ou recipientes contendo culturas de microrganismos vivos que não estavam acondicionados adequadamente? Caso ocorreu, o que foi feito para reduzir a probabilidade desta ocorrência?
Resposta da enfermeira chefe- Simone - Sim. Geralmente por uma disposição inadequada dos resíduos hospitalares, principalmente os instrumentos perfuro-cortantes, os nossos trabalhadores do setor área de enfermagem estão expostos constantemente a agentes patógenos veiculados pelo sangue, ou seja, a infecções transmitidas pelo vírus do HIV, hepatite B e C, principalmente no setor de emergência e aqui graças a Deus, os acidentes ocorridos não resultaram em contaminações graves. Mas hoje, o hospital possui várias medidas preventivas que contribuíram e muito para redução de acidentes e consequente contaminação de algumas doenças infecciosas.
3- Qual a destinação dos resíduos hospitalares gerados?
Resposta da enfermeira chefe- Simone. Existe uma empresa terceirizada que está adequada às Resoluções da ANVISA e do CONAMA, que coleta, transporta, trata e armazena os resíduos hospitalares gerados pelo hospital.
(fonte: http://work-security.blogspot.com.br/2011/04/os-residuos-solidos-hospitalares.html)
4- Qual a quantidade de funcionários do hospital? Todos utilizam EPI’s (equipamentos de proteção individual)?
Resposta da enfermeira chefe- Simone. Hoje o Hospital conta com 250 funcionários e todos utilizam equipamentos de proteção individual.
(fonte: www.fisioterapiapucminas.blogspot.com.br)
5- A empresa possui alguma certificação? Se ela possui, qual é?
Resposta da enfermeira chefe- Simone. Bem. Toda empresa almeja pelo menos uma certificação
...