Hidrologia
Por: Juliana Ferreira • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 514 Visualizações
Rio 23/02/2016
INTRODUÇÃO A HIDROLOGIA
Hidrologia é a ciência que trata da água na terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua relação com o meio ambiente, incluindo sua relação com a vida.
O início dos estudos de medições de precipitações e vazão ocorreu no século 19, porém, após 1590 com o advento do computador, as técnicas usadas em estudos hidrológicos apresentam um grande avanço.
HIDROLOGIA CIENTÍFICA
- Hidrometeorologia → é a parte da hidrologia que trata da água na atmosfera.
- Geomorfologia→ trata da análise quantitativa das características do relevo de bacias hidrográficas e sua associação com o escoamento.
- Escoamento Superficial → trata do escoamento sobre a superfície da bacia.
- Interceptação Vegetal → avalia a interceptação pela cobertura vegetal da bacia hidrográfica.
- Infiltração e Escoamento em meio não-saturado → observação e previsão da infiltração e escoamento no solo.
- Escoamento em rios, canais e reservatórios → observação da vazão dos canais e cursos de água, e do nível dos reservatórios.
- Evaporação e Evapotranspiração → perda de água pelas superfícies livres de rios, lagos e reservatórios, e da evapotranspiração das culturas.
- Produção e transporte de sedimentos → quantificação de parâmetros físicos, químicos e biológicos da água e sua interação com os seus usos na avaliação do meio ambiente aquático.
HIDROLOGIA APLICADA
Está voltada para os diferentes problemas que envolvem a utilização dos recursos hídricos, preservação do meio ambiente e ocupação de bacia hidrográfica.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA HIDROLOGIA
- Planejamento e gerenciamento da bacia hidrográfica → planejamento e controle do uso dos recursos naturais.
- Abastecimento de água → limitação nas regiões áridas e semi-áridas do país.
- Drenagem Urbana → cerca de 75% da população vive em área urbana. Enchentes, produção de sedimentos e problemas de qualidade da água.
- Aproveitamento hidrelétrico → energia hidrelétrica constitui 92% de toda energia produzida no país. Depende da disponibilidade de água, da sua regularização por obras hidráulicas e o impacto das mesmas sobre o meio ambiente.
- Uso do Solo Rural → produção de sedimentos e nutrientes, resultando em perda ado solo fértil e assoreamento dos rios.
- Controle de Erosão → medidas de controle à erosão do solo.
- Controle da poluição e qualidade da água → tratamento dos despejos domésticos e industriais e de cargas de pesticidas de uso agrícola.
- Irrigação → a produção agrícola em algumas áreas depende essencialmente da disponibilidade de água.
- Navegação.
- Recreação e preservação do meio ambiente.
- Preservação dos ecossistemas aquáticos.
Rio, 01/03/2016
IMPORTANCIA DA HIDROLOGIA NA ENGENHARIA CIVIL
Tem a importância na sua aplicação estrutural em cálculos de drenagens superficiais, drenagem urbana, controle das bacias hidrográficas, drenagem subterrânea, rebaixamento do lençol freático e bacias de infiltração (recarga0, como também na construção civil em projetos e execução de sistemas de drenagens.
A HIDROLOGIA NA ENGENHARIA CIVIL
FUNCIONALIDADE
A maioria dos problemas reais envolve varias dessas especialidades, e muitos dos fenômenos são interdependentes. A hidrologia, por seu caráter abrangente, utiliza como suporte outras ciências especificas como a geologia, geografia, hidromecânica, estatística, computação e outras, fora das básicas de física e matemática.
Visto que o recurso água nem sempre encontra no local oportuno e no momento oportuno, é necessária muitas vezes, a construção de obras hidráulicas. Em case de secas, ou locais onde a água seja escassa, o objetivo das obras hidráulicas é aproximar o recurso do usuário, no mesmo momento que seja necessário, criando barragens, canais, aquedutos, redes de distribuição de água, sistema de irrigação. Nos casos de locais que sofrem com inundações, as obras hidráulicas devem proteger o homem dos efeitos devastadores das ondas de cheia, através da delimitação da planície de inundação e criando obras de defesa e drenagem, tanto urbana, como rural.
De forma mais ampla, o engenheiro deve responder a questão do tipo: qual PE a razão máxima que se pode esperar num bueiro de rodovia ou no sistema pluvial de uma cidade; Qual é o volume de água necessário para garantir o fornecimento para irrigação durante uma seca; Quais serão os efeitos dos reservatórios e diques de controle sobre as ondas de cheia de um rio; qual a possibilidade de abastecer uma população com água subterrânea...
“Conceito Diques de Controle”: São barramentos ou muros laterais de terra ou de concreto, inclinados ou retos, construídos ao longo das margens do rio, de altura tal que contenham s vazões no canal principal a um valor limite estabelecido em projeto.
...