Hidrologia
Por: Jhoni Xavier • 20/9/2016 • Resenha • 666 Palavras (3 Páginas) • 354 Visualizações
[pic 1]
JHONI DE OLIVEIRA XAVIER
Resenha Crítica
Resenha apresentada ao Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Francisco Beltrão como requisito parcial para aprovação na disciplina de Hidrologia.
Profª. Ariadne Sílvia de Farias
Francisco Beltrão,2015
INTRODUÇÃO
A resolução Conama 257, criada em 17 de março de 2005, determina critérios para classificação de corpos d’agua e diretrizes ambientais para seu enquadramento, água salinas de Classe 2, agua doce de Classe 1,entre outras cada Classe com sua determinada característica, sendo potável ou não. Além disso estabelece procedimentos para lançamento de efluentes, como seria a qualidade desse efluente por exemplo, uma vez que que pode se ter problemas para que esse corpo d’agua faça a depuração do mesmo. No entanto, não se tem informações especificadas com relação a vazão, sendo assim, cada região determina um critério, o que é claramente visto no artigo . Antônio M da Silva, no artigo: ” Vazões mínimas e de referência para outorga na região do Alto Rio Grande, Minas Gerais”, descreve os procedimentos adotados para autorga do uso do rio, os procedimentos adotados para avaliação consiste em análise fluviométrica e pluviométrica, desde o estudo da area, volume, topografia, etc, para uma melhor avaliação quanto ao uso desse rio, essa análise é a Q90.
1. OBJETIVO
O objetivo da resenha crítica é fazer uma análise do artigo em questão fazendo uma correlação com outras bases de dados como a resolução Conama entre outros .
2. METODOLOGIA
O estudo foi feito com base teórica, apenas consultando sites e livros. O autor obteu as características morfológicas, análise de tempo de concentração, comprimento e area das sub bacias do Alto do Rio Grande,foi estimada com modelo matemático a Vazão Q90, que relaciona vazão, tempo de concentração e o tempo em que essa vazão é superada ou igualada em um dado periodo histórico, foi usada uma técnica empírica para obtenção da curva de permanencia, porém muito usada em estudos hidrológicos segundo o autor.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Antônio M da Silva, et all, em uma sitação indireta, falam que dentre os critérios de avaliação para a autorga da agua, Tucci define que são usados parametros como: as características físicas, densidade, comprimento do curso d’agua, capacidade de drenagem e precipitação. Tudo isso para que se tenha uma melhor efetividade no estudo hidríco e assim ter uma outorga mais efetiva. Outros autores falam que deve ser colocado o tempo de concentração ou seja, o tempo que uma gota cai na bacia até o tempo em que ela percorre toda a e sai da area desejada ou chega até sua foz. No projeto que foi realizado no Alto Rio Grande, Minas Gerais, foram captadas informações morfológicas, como a declividade do terreno por meio de uma carta topográfica do IBGE, dados hidrológicos que foram disponiblizados pela Companhia Energética de minas Gerais e pela Agencia Nacional da Água. Foram feitas análises pluviométricas e fluviométricas em séries históricas de 30 anos.Além dos dados por meio do programa SAS For Windows, foram recolhidos outro parâmetros como densidade de drenagem, comprimento do curso d’agua e areas das sub-bacias.
...