Hidrologia
Por: Gabriela Lordello • 10/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.892 Palavras (16 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
Departamento de Engenharia Civil
ANTONIO MACHADO
CAREN GUSMÃO
EMILLY AMORIM
GABRIELA LORDELLO
NAÍNA COUTINHO
PAULO VALVERDE
MARIANA MARINHO
PRECIPITAÇÃO E VAZÃO DA BACIA DO RIO CORRENTE
Salvador
2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
Departamento de Engenharia Civil
ANTONIO MACHADO
CAREN GUSMÃO
EMILLY AMORIM
GABRIELA LORDELLO
NAÍNA COUTINHO
PAULO VALVERDE
MARIANA MARINHO
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Salvador – UNIFACS, como avaliação total da disciplina Hidrologia.
Profª: Clélia Nobre
Salvador
2015
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 04
2. ASPECTOS DA BACIA DO RIO CORRENTE 05
2.1. ASPECTOS FÍSICOS 05
2.2. ASPECTOS BIÓTICOS 06
2.3. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS
2.4. ASPECTOS AMBIENTAIS
3. FISIOGRAFIA DA BACIA
3.1. CALCULO DOS COEFCIENTES
4. DADOS PLUVIOMETRICOS
4.1. PREENCHIMENTO DE FALHAS
4.2. VERIFICAÇÃO DA CONSISTÊNCIA DE DADOS
4.3. MÉDIA PLUVIOMETRICA DA BACIA – MÉTODO DE THIESSEN
5. DADOS FLUVIOMETRICOS
5.1. MÉDIA MENSAL
5.2. MÉDIA ANUAL
5.3. GRÁFICO DAS VAZÕES TOTAIS X TEMPO
6. EVAPOTRANSPIRAÇÃO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
A bacia do Rio Corrente encontrada no oeste do estado é composta por 11 municípios, localizada a 930 km de Salvador, na Bahia. Suas limitações ao sul na divisa com Minas Gerais é com a Bacia do Rio Carinhanha, ao norte com a Bacia do Rio Grande, a leste pelo Rio São Francisco e a norte pela Bacia do Rio Tocantins com divisa com o estado de Goiás. A bacia do Rio corrente possui uma área de mais de 40 mil KM² com aproximadamente 8% da dimensão territorial do estado. Dentre os municípios por onde passa a bacia, Correntina foi premiada com a maior área e Canápolis com a menor.
A região é personalizada por projetos de agricultura, pecuária, e vem se destacando pela plantação de café e mamona. O comércio na região é beneficiado pela boa localização em relação a articulação dos transportes com a região centro sul e nordeste, além de ser beneficiada com uma ótima climatologia. Vale ressaltar que o Rio Corrente tem uma grande disponibilidade de recursos hídricos e tem um índice pluviométrico bem satisfatório.
Devido sua localização, e exploração, ocorreram bruscas transformações na região, de ordem ambiental e socioeconômicas e cultural. Logo a ocupação na Zona Rural e a exploração da dos recursos da região ocorreram de forma desordenada e predatória, exigindo medidas de controle. Como consequência dessa exploração e ocupação desordenada, muitas famílias da região possuem grande dificuldade para ter a documentação de suas terras, aumentando a dor de cabeça e o medo de serem desocupados por estarem em área particulares, sem saber.
O oeste da Bahia se caracteriza em um espaço heterogêneo e muito vasto, onde se encontra diversos ecossistemas, incluindo manchas de florestas e vários tipos de solo, relevo, altitude e clima. Pode-se dizer que o território do Corrente é dividido em 02 regiões diferentes, uma representada pela região do Cerrado e outra região de transição da caatinga com o cerrado.
Dessa forma, fica clara, a importância da bacia do Rio Carinhanha para o desenvolvimento da região onde está localizada, junto a sua diversidade ambiental e de ecossistemas da região.
- ASPECTOS DA BACIA DO RIO CORRENTE
- ASPETOS FISICOS
Localizada na região oeste da Bahia, a bacia do Rio Corrente limita-se na divisa com Minas Gerais (Rio Carinhanha), ao norte com a bacia do Rio Grande, a oeste pela Bacia do Rio Tocantins e a leste pelo Rio São Francisco. é o 23° território por identidade. Tem 11 municípios como formação , localizado na parte Oeste da Bahia com área total de 44512,77 km², representando cerca de 9% do território da Bahia.
[pic 3]
figura 01 - Bacia do Rio corrente
http://patrimonio.ipac.ba.gov.br/Bacia-do-Rio-Corrente.jpg
...