Hidráulica
Por: lucas.silva • 24/3/2016 • Trabalho acadêmico • 777 Palavras (4 Páginas) • 275 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Esse procedimento de montar a simulação do circuito Pneumático visa colocar em prática estudos realizados em sala, onde foi aprendido a dimensionar uma determinada área para suportar uma determinada pressão e chegar no pistão com uma força que nós calculamos.
OBJETIVO.
Essa experiência teve como objetivo conhecer software de simulação de circuitos.
PROCEDIMENTO.
- Montar um circuito para o acionamento de um cilindro de ação simples com retorno por mola utilizando válvula direcional 2 posições 3 vias acionada por botão retorno por mola.
- Montar um circuito para acionar um circuito de ação simples, retorno por mola, utilizando 3 válvulas direcionais, 2 posições e 3 vias acionado por botão retorno por mola utilizando válvula alternada (“ou”).
- Montar um circuito para acionar um circuito de ação simples, retorno por mola, utilizando 3 válvulas direcionais, 2 posições e 3 vias acionado por botão retorno por mola utilizando válvula simultaneidade (“E”) para que o cilindro seja acionado em dois pontos simultaneamente.
MÉTODOS UTILIZADOS.
Circuito 1:
Esquema:
[pic 1]
- Ar comprimido alimentando a linha de pressão.
[pic 2]
- Acionando o botão S1, o ar passa pela válvula e alimenta o cilindro fazendo com que ele acione e venha a avançar.
[pic 3]
- Soltando o botão, a válvula retorna para sua posição inicial e o cilindro não sendo mais alimentado pelo ar, também retorna a sua posição inicial.
[pic 4]
Circuito 2:
Esquema:
[pic 5]
- Ar comprimido alimentando a linha de pressão, chegando às duas válvulas direcionais.
[pic 6]
- Com a válvula alternadora ou elemento “OU” inserido no circuito, o acionamento do cilindro fica independente tanto pelo botão S1 ou S2, ou seja, pode-se acionar o cilindro de dois pontos diferentes e independentes.
Acionamento com o botão S1:
[pic 7]
Acionamento com o botão S2:
[pic 8]
Soltando os botões S1 e S2 o cilindro e as válvulas voltam a sua posição inicial.
Circuito 3:
Esquema:
[pic 9]
- Ar comprimido alimentando a linha de pressão, chegando às duas válvulas direcionais.
[pic 10]
- Com a válvula de simultaneidade ou elemento “E” inserido no circuito, o acionamento do cilindro não é mais independente tanto pelo botão S1 ou S2, agora o acionamento tem que ser com os dois botões acionados ao mesmo tempo, ou seja, se acionar um botão de cada vez o cilindro não irá avançar, o acionamento é simultâneo com os dois botões.
[pic 11]
- Soltando os botões S1 e S2 o cilindro e as válvulas voltam a sua posição inicial. O retorno não é simultâneo, não depende de soltar os dois botões ao mesmo tempo, ou seja, o retorno é ao contrário do acionamento ele é independente.
[pic 12]
Conclusão:
Concluímos então que o software de simulação é muito necessário, devido à necessidade empresarial em fazer testes antes de comprar os produtos, é muito eficiente e fácil de trabalhar, um dos melhores softwares que existe para este fim é o FluidSim.
SIMULADORES PNEUMÁTICOS
INTRODUÇÃO
Com o avanço da tecnologia e o atual crescimento do mercado nacional, a necessidade da busca do conhecimento torna-se inevitável. Diante deste cenário, a utilização de recursos digitais para ajudar os profissionais a adquirirem competências necessárias para integrar o mercado de trabalho com mais velocidade e principalmente com mais eficiência, se faz necessário.
...