Hidráulica Geral - Prática Carneiro Hidráulico
Por: Raynara Fernanda • 29/11/2018 • Dissertação • 1.611 Palavras (7 Páginas) • 601 Visualizações
Bruna Alves Chow
Erica Silva
Jessica Priscila
Lilian Souza
Raynara Fernanda
HIDRÁULICA GERAL
Carneiro Hidráulico
Relatório Técnico apresentado como requisito
parcial para obtenção de aprovação na disciplina
de Hidráulica Geral de Engenharia Ambiental,no Centro Universitário Newton Paiva.
Prof. .Handerson Gomes e Lucas Faria
BELO HORIZONTE
29 de junho de 2018
RESUMO
A presente prática tem como objetivo a análise de uma instalação de um carneiro hidráulico e cálculo de seu rendimento. A instalação elevatória com carneiro hidráulico a ser avaliada, está instalada no laboratório de fenômenos de transportes do Centro Universitário Newton Paiva.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------- 04
- DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------- 05
- OBJETIVO GERAL ------------------------------------------ 05
- Objetivos específicos ----------------------------- 05
- METODOLOGIA------------------------------------------------ 06
- PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS ------------------07
- RESULTADOS --------------------------------------------------10
- CONCLUSÃO ------------------------------------------------------11
- REFERÊNCIAS------------------------------------------------------12
- INTRODUÇÃO
Fontes alternativas de energia são muitas vezes necessárias, principalmente em países subdesenvolvidos. E em muitos desses países, nas áreas rurais a energia é insuficiente ou inexistente, com isso os motores passam a manifestar problemas atribuídos ao combustível e à manutenção, assim, o uso de carneiro hidráulico, equipamento bastante empregado em propriedades rurais onde, caracteriza-se como fonte alternativa ao bombeamento.
O carneiro hidráulico também conhecido como aríete hidráulico, foi inventado em 1976 pelo cientista francês Jacques E.Montgolfier. Trata-se de um aparelho simples e de bastante utilidade para o abastecimento de água em zonas rurais.
É um dos dispositivos mais práticos e baratos usados para bombeamento, é simples e de pouca manutenção. É capaz de aproveitar o efeito do golpe de aríete para bombear a água. O golpe de aríete "É a sobre-pressão que canalizações recebem quando a velocidade de um líquido é modificada bruscamente" (ACIESP 1980).
O Carneiro Hidráulico pode ser adquirido pronto nos locais próprios de venda ou ser construído, utilizando equipamentos de fácil acesso.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Objetivo Geral
Calcular os rendimentos para um carneiro hidráulico.
2.1.1 Objetivos Específicos
- Mostrar o princípio de funcionamento.
- Verificar as vazões, velocidade para calculo dos rendimentos.
2.2 METODOLOGIA
Também conhecido como aríete hidráulico, o carneiro hidráulico é uma máquina simples e com alta utilidade em abastecimento de água. Não sendo necessária energia elétrica, mas sim a própria energia potencial do reservatório de alimentação localizado acima do carneiro.
O funcionamento do carneiro hidráulico é bem simples. Trata-se de uma máquina robusta e barata e, funciona aproveitando uma queda d’água e ao mesmo tempo elevando uma fração desta. Trabalha 24 horas por dia, e seu rendimento é de 50% à 80%. Para sua instalação, é necessário que haja no local a existência de queda d’água e, esta tem que ser limpa.
A instalação de um sistema com carneiro hidráulico consiste:
- Fonte ou manancial de água;
- Tubulação de adução;
- Carneiro hidráulico;
- Tubulação de recalque;
- Reservatório.
Nas figuras 1 e 2, é possível verificar o esquema de instalação de um carneiro hidráulico, bem como seus componentes necessários.
[pic 1]
Figura 1 – Esquema de instalação de carneiro hidráulico
[pic 2]
Figura 2 – Esquema de instalação de carneiro hidráulico
2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
O carneiro hidráulico, também conhecido como “aríete hidráulico ” é classificado como uma máquina hidráulica mista e tem características de uma máquina hidráulica operatriz e de uma máquina hidráulica motriz, pois, o seu
funcionamento origina -se de uma fonte de energia hidráulica proveniente da vazão e queda da água disponível na captação. Funciona em decorrência do surgimento do golpe de aríete, que permite elevar uma parcela da água que nele penetra a uma altura superior àquela de onde a água proveio, sem necessitar do auxílio de qualquer motor externo. O rendimento volumétrico do carneiro é muito baixo, havendo considerável perda de vazão. O carneiro possui uma câmara que armazena certo volume de água e de ar,
[pic 3]
Pelo fundo, a câmara liga -se à tubulação de adução por meio de um orifício guarnecido por uma válvula unidirecional dotada de mola calibrável, ou uma válvula basculante (V).
No conjunto 2, desliza um a válvula motora composta de martelo e castelo. A válvula martelo é dotada de furos, em toda a sua periferia, furos pelos quais verte a água do tubo de adução sempre que a válvula não está em sua posição de fechamento.
[pic 4]
...