Histórico e Implementação Eólica
Por: Victor Valois • 18/5/2018 • Abstract • 403 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
Sabe-se que a energia eólica é uma das mais antigas do mundo, tendo registros de utilização da energia mecânica através da conversão da energia cinética dos ventos há mais de 3000 anos, sendo inicialmente usada para atividades de moagem de grãos, bombeamento d`água e também na navegação utilizando-se velas para locomoção em alto mar. Muito tempo se passou até a crise do petróleo no Brasil de 1970 a 1980, quando se começou a estudar alternativas como a implementação de energia eólica como grande fonte de energia.
O primeiro passo da energia eólica no Brasil como fonte alternativa foi dado em 1981 com a Debra (Deutschland/ Brasil), resultado do incentivo vindo de estudos do Centro de Tecnologia Aeroespacial brasileiro em que se avaliava a geração de energia elétrica na região Nordeste. Como resultado desse projeto, o arquipélago de Fernando de Noronha recebeu em 1992 a primeira turbina eólica instalada no Brasil.
No mundo, desde o início da década de 90 do século passado, o setor de energia eólica apresenta acelerado crescimento. Suas razões são desde questões ambientais, por sua taxa de emissão de gases nula, passando por sua matéria prima infinita( ventos) e vai até seu bom desempenho em taxas de rendimento. O resultado disso veio, fazendo com que este setor tivesse a maior ampliação em comparação com outras tecnologias (The Renewables, 2011 Global Status Report).
Portanto, sabe-se que a energia eólica é uma fonte de energia das, ainda, menos utilizadas no país, mas que tem boas expectativas de crescimento para os próximos anos, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME, 2017) e . Em números, o MME calcula que 7,0771% da energia elétrica brasileira seja de fonte eólica, considerando que houve uma pequena queda da energia hidráulica (61,180%),percentual inferior ao verificado em 2015 (66,0000%), é um espaço que foi muito bem aproveitado pelos bons resultados das fontes eólica, solar e biomassa.
[pic 1]
Disponível em: http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/OperacaoCapacidadeBrasil.cfm
[pic 2]
Feito por mim kakas
No Brasil e no mundo é tendência o interesse por energias renováveis, afinal ainda existe uma grande dependência de combustíveis fósseis, e questões climáticas e ambientais relacionadas às hidrelétricas (maior fonte de energia no Brasil). Um adendo à implementação de mais energia eólica no Brasil é que esta também tem um poder de complementariedade junto às hidrelétricas, já que períodos em que reservatórios apresentam níveis baixos coincidem com períodos de maior intensidade de ventos.( Global potencial for wind-generated electricity. PNAS, 2009)
...