História da Segurança no Trabalho
Por: taamisv • 4/5/2021 • Trabalho acadêmico • 600 Palavras (3 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
CAMPUS PALMAS
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TAMIRES PIMENTEL VIEIRA
A HISTÓRIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO MUNDO
PALMAS - TO
2021
Os primeiros registros relacionados a segurança do trabalho se deram nos anos de 384 - 322 (a.C.), onde Aristóteles estudou as enfermidades dos trabalhadores nas minas, buscando formas de evitá-las.
Com o passar dos anos, alguns estudiosos como Hipócrates, Plinio I e Galeno, descobriram sobre envenenamento de trabalhadores decorrentes das atividades de trabalho com chumbo, enxofre, zinco e vapores ácidos.
Por muitos anos, não se tem registro nenhum sobre os estudos na área de saúde do trabalho. Por volta de 1760 a 1830 ocorreu a Revolução industrial, na Inglaterra, onde desenvolveu-se o uso de máquinas a vapor, que resultaram na expansão da indústria. Com isso houve um aumento considerável de postos de trabalho.
Essas indústrias tinham condições de trabalho adversas e estavam localizadas em ambientes inadequados. Além disso, a jornada de trabalho era extensa, e o uso de trabalho infantil e de mulheres também era comum. O resultado dessa situação foi um grande número de doenças, acidentes de trabalho e morte.
Como isso, aconteceram os primeiros movimentos operários contra as condições de trabalho e ambientes insalubres. Os trabalhadores começaram a organizar seus próprios sindicatos para melhor defender seus interesses.
Grandes evoluções no histórico da medicina e segurança do trabalho se deram a partir desses movimentos. Em 1802 foi criada a primeira lei de proteção ao trabalhador, que estabelecia uma jornada de trabalho de 12 horas e proibição do trabalho noturno, bem como a obrigatoriedade de ventilação nos ambientes.
No ano de 1842 houve estudos sobre as condições sanitárias dos ambientes de trabalho. Mas somente no ano de 1862 a segurança e higiene do trabalho foi regulamentada. Três anos depois, na Alemanha, foi criada a lei de indenização obrigatória dos trabalhadores, onde o empregador era responsável por pagar o empregado pelos acidentes de trabalho.
Após o fim da Primeira Guerra Mundial em 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi formalmente estabelecida de acordo com o Tratado de Versalhes. No mesmo ano, a OIT aprovou seis importantes convenções: proteção à maternidade, idade mínima para a admissão de crianças, trabalho noturno para menores, restrições à jornada de trabalho, trabalho noturno para mulheres e luta contra o desemprego.
Entre os anos de 1921 a 1950, ocorreram desenvolvimentos de programas voltados a manutenção da capacidade produtiva nas indústrias. Com a Declaração Universal dos Direitos Humanos dezembro de 1948, os trabalhadores passaram a ser assegurados quanto a manutenção e a segurança na aplicação de direitos como, liberdade de escolha de emprego, garantia de condições favoráveis de trabalho e proteção contra o desemprego, direito ao trabalho, direito ao repouso e lazer, limitação de horas trabalhadas, padrão de vida que assegure o bem-estar do trabalhador e sua família e férias periódicas remuneradas.
...