História da fabricação de vidro
Artigo: História da fabricação de vidro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 18juliana • 27/7/2014 • Artigo • 368 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Introdução
Este trabalho é baseado numa parcela da disciplina de “Materiais de construção” oferecido aos alunos do curso Técnicos em edificações do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto.
Conceito
O vidro é uma substancia sólida e amorfa, que apresenta temperatura de transição vítrea.
História
Mesmo não existindo dados precisos, alguns historiadores afirmam que os fenícios são responsáveis pela descoberta do vidro. Entretanto, de acordo com as pesquisas de alguns estudiosos, foram encontrados peças de vidro em tumbas dos faraós, em pirâmides.
De acordo com a lenda os fenícios teriam provocado uma origem casual: ao preparar uma fogueira numa praia nas costas da Síria para aquecer suas refeições, improvisaram fogões usando blocos de salitre e soda.
Passado algum tempo, notaram que do fogo escorria uma substância brilhante que se solidificava imediatamente.
E evidente que esta história não passa de uma lenda, pois para a produção do vidro são necessárias temperaturas muito elevadas (>2000º C), pelo que o calor produzido numa fogueira não pode concentrar temperaturas desta ordem de valores.
A arte de fabricar o vidro terá surgido na Mesopotâmia, há pelo menos quarenta séculos. A descoberta de lâminas de argila, escritas em alfabeto cuneiforme, datadas de 2700 anos, nas quais se encontram registadas instruções relativamente ao fabrico do vidro, levaram os historiadores a pensar que estas instruções terão sido copiadas ao longo de séculos.
Também os egípcios conheciam a técnica de fabrico do vidro (1400 anos a.C.) pois existem, para além de objectos de vidro, algumas gravuras datadas dessa época, que representam o processo de fabrico de vidro.
Aproximadamente um século d.C., a descoberta de uma cana de vidreiro, demonstra que esta técnica é muito antiga, permitindo a produção de materiais de vidro com as mais variadas formas.
Mais recentemente, no século 17 e 18, deu-se a industrialização do fabrico do vidro, começando-se a produzir vidro plano, tendo este entrado no mercado da construção civil e decoração de interiores. A partir de 1920, as técnicas de fabrico de vidro sofreram grande evolução, de tal forma, que atualmente, o vidro constitui a matéria prima de vários utensílios domésticos, de materiais laboratoriais, médicos e indústriais.
...