Histórias de sucesso da Motorola
Artigo: Histórias de sucesso da Motorola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joazao123 • 22/11/2013 • Artigo • 421 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
Casos de sucesso
Como resultado do trabalho pioneiro na Motorola, reforço de empresas do porte da ABB, Alied Signal General Eletric, Dupont e Toshiba Seis Sigma é hoje sem duvida uma das mais importantes metodologias para o melhoramento e crescimento dos negócios Altos executivos reconhecem que seis sigma é um método de peso que se traduz em diminuição de custos, aumento de rentabilidade e melhoria considerável da satisfação dos clientes no Brasil, empresas com o Brama, Belgo-Mineral, Kodak, Motorola Ambev, Gerdau, Cimentos Votorantim e Multibrás já estão colhendo resultados concretos da aplicação do Seis Sigma. As ferramentas do Seis Sigma já são conhecidas a maneira pela qual são implementada e onde esta a novidade e a razão fundamental de seu sucesso. Um caso de sucesso do SS mundialmente conhecido foi a GE ( General Eletric). Iniciou o SS em 1995, proporcionando mais de US$ 2 bilhões em redução de custo e consequência aumento de lucratividade. O movimento abrangeu toda a organização e todas as áreas funcionais migraram seu foco de qualidade para atender padrões SS. Entre 1996 e 1997, foram destinados US$ 400 milhões para treinar 5000 executivos e 80.000 empregados na estratégia. Além dos resultados financeiros inquestionáveis, a GE atingiu um dos mis difíceis objetivos: não só mudar os processos, mas também conseguir que os clientes percebessem o valor do SS, por meio do Slogan “Seis Sigma: no cliente, para cliente”. A partir de então, a Ge enviou seus Black belts e Green belts para as matrizes dos clientes, com o intuito de ajudar- lós a melhorar seus processos e resultados.
Implicação
Para a Motorola, empresa que deu origem ao programa, a resposta a essa questão foi simples: sobrevivência. A Motorola chegou ao BSC e o 6-Sigma porque estava ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros, que conseguiam vender produtos de melhor qualidade a custos inferiores. Quando, na década de 1970, uma empresa japonesa assumiu o controle de uma fábrica da Motorola que produzia os televisores Quasar nos Estados Unidos, eles mudaram radicalmente a maneira de operar.
Sob administração japonesa, a fábrica logo iniciou a produção de televisores com um vigésimo do número de defeitos da época em que era gerenciada pela Motorola. E conseguiu isso com a mesma força de trabalho, a mesma tecnologia e os mesmos projetos, deixando claro que o problema era o gerenciamento em si. Até os próprios executivos da Motorola tiveram de admitir que a qualidade de seus produtos e não era muito satisfatório para o uso, dava muito defeitos e muitas reclamações por parte de usuários.
...