Homem e o Meio Ambiente
Por: uilque • 23/10/2016 • Dissertação • 287 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
A luta da humanidade para evoluir sem destruir
A medida que o ser humano evoluiu e passou a se organizar em centros urbanos, o saneamento básico surgiu com o objetivo de sanar as necessidades da população e reduzir os danos ao meio ambiente, desenvolveu-se o esgotamento sanitário, distribuição de agua potável, geração de resíduos, manejo das aguas pluviais e limpeza urbana.
Até então na antiguidade o homem degradava o meio ambiente de forma branda, construía casas de barro, utilizava agua e madeira para os seus diversos fins, mudando só então a partir da revolução industrial. As indústrias na produção de bens e tecnologias, a construção civil com edifícios cada vez mais altos, são exemplos de setores que cresceram exponencialmente.
Contudo esse crescimento nos trouxe inúmeros danos ao meio ambiente, e na década de 70 a humanidade se deu conta que existe uma crise ambiental. Nosso planeta é composto apenas por uma única atmosfera, tudo que se faz em um país pode atingir outros locais, então as organizações começaram a se reunir e discutir a respeito da diminuição da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera sendo este um dos grandes vilões e outros problemas ambientais.
Estudos mostram que o saneamento básico atinge a população de diversas formas, como o rendimentos escolar dos alunos, faltas no trabalho e valorização dos imóveis. É dever do setor público investir em saneamento e fiscalizar as empresas para que elas não destruam o meio ambiente apenas visando o acumulo de capital financeiro.
Portanto, ao longo dos anos temos tentado evoluir sem degradar para que não possamos comprometer as gerações futuras. Deve ser investido recursos para o desenvolvimento de novas tecnologias que combatam a crise ambiental e melhore a nossa qualidade de vida.
...