IMPRESSÃO E ARTE CONTEMPORÂNEA
Relatório de pesquisa: IMPRESSÃO E ARTE CONTEMPORÂNEA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuannahAlves • 25/11/2014 • Relatório de pesquisa • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 343 Visualizações
ATIVIDADE III – IMPRESSIONISMO E A ARTE MODERNA
O Impressionismo foi um movimento artístico muito importante dentro da história da arte, pois muda o “conceito de pintar”, abrindo as portas para mudanças bastante significativas vindas com a arte moderna.
Leia o texto base e assista o vídeo sobre o Impressionismo, busque compreender quais foram as mudanças ocorridas introduzindo novos conceitos na arte de pintar... Destaque três artistas que considera os mais importantes e de cada um três obras, justificando suas escolhas.
A Arte Moderna chega para quebrar paradigmas solidificados através dos séculos impostos pela “arte clássica”, surgem vários movimentos simultaneamente pela Europa levantando questões sociais, políticas, econômicas e culturais.
Relacione quais os movimentos que julgou mais significativos, escolhendo um autor e sua obra para cada movimento, justificando sua escolha.
IMPRESSIONISMO
O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.
Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pelas mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.
O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.
Oscar Claude Monet (1840-1926), o impressionismo surgiu devido a um de seus primeiros quadros, a “Impressão, nascer do sol”, apesar de uma fracassada exposição abatida pela crítica, que troçou, inclusive, do próprio nome do quadro, esta pintura rompeu com todos os padrões tidos até a altura e com as barreiras realistas que ainda sobressaia, a pintura marcou uma profunda revolução social.
“Femmes au jardin”, o quadro retrata o cotidiano burgues de quatro senhoras, onde ocupam sua manhã a colher flores no jardim, ele explora intensamente a luz, e sua abilidade nos detalhes dos trages femininos.
Water Lilies, The Clouds, pintura feita no jardins de Givemy, na França, são plantas aquáticas e um lago destacando o reflexo do ambiente que o cerca.
Pierre Auguste Renoir (1841-1919) – com a pintura” Baile no moulin de la galette”, pintado em Paris retratando o movimento do cotidiano burgues, é a pintura mais celebre e significativa de Renoir, retrata pessoas dançando, sua intenção era captar a vivacidade alegre desta popular dança, a descontração dos personagens e entre tantos outros elementos neste quadro, tornou-se uma das principais obras primas do impressionismo.
“Rosa e Azul” 1881, as irmãs Alice e Elisabeth, filhas de um banqueiro, onde já havia feito vários retratos para a família. Na obra o artista transmite com as cores e a delicadeza de tonalidade todo o frescor e candura da infância, as duas meninas impecavelmente penteadas e vestidas, seguram a mão uma da outra para dar uma maior segurança.
“A Leitura”, nesta obra Renoir exibe seu perfeito domínio sobre a técnica pastel, ele exibe de maneira muito recatada a verdade escondida nas intocáveis e serenas beleza e delicadeza das jovens modelos.
Vincent Willem van Gogh, a obra “Noite Estrelada 1889”, é uma das obras mais conhecidas do artista, a pintura tem uma certa profundidade, porém não há sensação de volume, com pinceladas curvilíneas e não continuas, uma das suas principais características.
“Jardim
...