INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO E DE SEU PROCESSO NA INDÚSTRIA 4.0
Por: andredg_ • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 591 Palavras (3 Páginas) • 195 Visualizações
Universidade anhembi morumbi
ANDRÉ DI GIROLAMO
INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO E DE SEU PROCESSO NA INDÚSTRIA 4.0
São Paulo
2017
ANDRÉ DI GIROLAMO
INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO E DE SEU PROCESSO NA INDÚSTRIA 4.0
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Engenharia Organizacional, do curso Engenharia de Produção da Universidade Anhembi Morumbi.
São Paulo
2017
- INTRODUÇÃO
O termo indústria 4.0 surgiu na Alemanha, país que foi pioneira no assunto, pois o governo entendia que tinha que inovar tecnologicamente a indústria. É um conceito de indústria, que engloba as inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicando nos processos de manufatura, ou seja, indústria 4.0 é a fusão da manufatura com a Internet, o que chamamos de quarta revolução industrial.
A indústria 4.0 executa a ideia de “Fábricas Inteligentes” onde os sistemas cibe-físicos monitoram todo o sistema físicos, geram uma cópia na nuvem e tomam decisões através desses dados gerados pelo monitoramento. Com a “Internet das coisas’’, um dos pilares dessa quarta revolução industrial, os sistemas se comunicam entre si e pode gerar resultados para os seres humanos em tempo real.
- PILARES DA INDUSTRIA 4.0
A indústria 4.0 tem muitos pilares, conforme mostrado na figura abaixo.
[pic 1]
Porém, temos 5 características fundamentais, para o seu funcionamento:
- Conectividade: Equipamentos e pessoas integradas;
- Data: O Big Data, sistema que absorve e faz análises de todas as informações recebidas;
- Integração: Onde tudo torna-se integrado, para facilitar observação e aplicação;
- Inovação: Um grande impacto para pessoas e indústria, que é refletido diretamente no produto final;
- Transição: Ocorre muito rápido, tudo funciona interligado, as coisas estão sempre se atualizando e a transição precisa ser vista com muito cuidado.
- INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Muito importante para a indústria 4.0, a inteligência artificial segundo o professor John McCarthy, percursor da I.A (Inteligência Artificial) em 1955, é a integração da ciência e tecnologia para fazer maquinas inteligentes, relacionada com a tarefa de utilizar computadores para entender e reproduzir a inteligência humana.
No começo as pesquisas sobre a inteligência artificial tinha como foco apenas buscar uma forma de reproduzir a capacidade do ser humano de raciocinar, porém, como toda tecnologia tem seus avanços, os cientistas começaram a buscar novos desafios para esse sistema, como a capacidade de criar, sentir e de fazer a autocorreção, praticamente, reproduzir um ser humano em forma de máquina.
...