INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS: CALCULO DE ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA
Por: Janaina Cividanes • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 524 Visualizações
CALCULO DE ELASTICIDADE-PREÇO DA DEMANDA
Para se fazer o cálculo do coeficiente de elasticidade-preço da demanda usamos a seguinte expressão:
EPD = Variação percentual da quantidade demandada
Variação percentual de preço
A demanda será elástica em relação ao preço quando a variação na quantidade demandada for maior que a variação do preço.
Sendo assim, uma elasticidade alta indica um elevado grau de resposta da quantidade demandada as variações de preço, enquanto uma elasticidade baixa indica pouca sensibilidade a variações de preço.
EXEMPLIFICANDO
Tomaremos como exemplo uma certa marca de cerveja popular.
Assim temos a seguinte tabela de consumo médio mensal de cerveja em litros por pessoa, quantidade demandada e seu preço em um período de 2 meses.
MÊS PREÇO (LITRO) QUANT. DEMANDADA
JANEIRO R$ 5,00 50
FEVEREIRO R$ 5,80 35
Sendo assim, tivemos um aumento de 16% de aumento no valor da cerveja e com isso uma diminuição de 30% de sua demanda, podemos fazer o cálculo para essa situação:
EPD = 30 = 1,875
16
Neste caso, teremos uma demanda elástica em relação ao preço. Isso ocorre pois a cerveja não possui um alto grau de utilidade e possui uma variedade de bens substitutos, portanto, a melhor estratégia para aqueles que comercializam a cerveja será de manter um baixo preço e melhorar na qualidade para manter seus consumidores e aumentar seu consumo.
CONCLUSÃO
Podemos concluir que quanto menor a utilidade do produto para o consumidor mais elástica será sua demanda a qual também irá variar devido a grande quantidade de substitutos. Essa teoria pode ser representada pela cerveja que apresenta vários bens substitutos e não possui alto nível de utilidade por se tratar de uma bebida alcoólica geralmente consumida e bares e festas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIMA, Nilton Cesar; SOUZA, Israel Valdecir. Economia Caderno de Referência de Conteúdo, Batatais Claretiano Centro Universitário, 2013. cap. 2.
MOCHÓN, Francisco. Princípios da Economia, São Paulo. Editora Pearson, 2006. cap. 3.
...