INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRODUZINDO VÁCUO
Por: Aniinha • 19/2/2017 • Trabalho acadêmico • 532 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PRODUZINDO VÁCUO
Disciplina: Mecânica de Fluidos
Discente: Ana Clara de Pádua Freitas
Docente: Marcos Antônio Rodrigues
DIAMANTINA
2016
Introdução
A filosofia e as ciência naturais discutiram durante anos o conceito de vácuo, hoje ele é caracterizado pela ausência de matéria numa determinada região do espaço. Sabe-se que não há equipamentos capazes de retirar completamente uma matéria num certo volume para se produzir um vácuo absoluto.(1)
O real início da Tecnologia do vácuo foi no século XVII que, com Galileu, começou-se a equacionar a natureza do ar e a possibilidade de reduzi-lo a uma quantidade bem pequena. Mais tarde, as experiências de Heron e de Torricelli contribuíram em boas técnicas para produção de vácuo atualmente que consiste em diminuir a pressão a um valor inferior à pressão atmosférica. Esse recurso é aplicado na vedação de alimentos em recipientes de vidro como massa de tomate e requeijão cremoso, em garrafas térmicas, lâmpadas incandescentes, células solares e etc.(1)
[pic 1]
Massa de tomate em embalagem à vácuo
A pressão depende do número de moléculas por unidade de volume e da agitação térmica dessas moléculas, sua unidade m SI é o Pascal (Pa). (1)
[pic 2]
Tabela de conversão de unidade de pressão
MATERIAIS
Para a montagem do experimento foram utilizados:
- Uma vasilha de vidro.
- Dois pedaços de mangueira de tamanho 1metro
- Uma chapa de madeira (anteparo);
- Uma régua;
- Uma bomba manual.
- Água
MÉTODOS
A vasilha de vidro foi colada com a boca pra cima ao anteparo de madeira. Em seguida foi feito um furo na tampa da vasilha, encaixando-se uma mangueira1 com sentido vertical com uma bomba na outra extremidade. Outro furo foi feito na lateral da vasilha, acoplando-se outra mangueira2 com formato curvo, com a ponta direcionando para cima. Finalmente foi acoplada uma régua no anteparo de madeira, com sentido vertical, a fim de medir o deslocamento da coluna de água na mangueira2 e adicionado água na vazilha.
1 – Mangueira acoplada à bomba
2 – Mangueira com formato curvo, acoplada à lateral da vazilha e com a extremidade oposta em sentido vertical.
FOTO
Montado o esquema, com a bomba foi sugado o ar da vasilha tampada a fim de produzir vácuo e observado os resultados.
Resultados e discussão
Observou-se que a pressão dentro da vasilha diminui ao “sugar” o ar com a bomba, fazendo com que a altura de líquido dentro dela aumente e, consequentemente, diminua na mangueira à pressão ambiente. O fato pode ser explicado pela equação:
...