INTRODUÇÃO A DETECÇÃO DE FALHAS MOTOR
Por: Marina Picolo • 14/3/2021 • Trabalho acadêmico • 402 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
[pic 1]
Processadores Digitais em Controle e Automação
Relatório de experimento 5
Introdução à deteccção de falhas – Motor DC
Grupo 4
Gabriel Nascimento dos Santos RA: 21005513
Leonardo Massao Nakama RA: 11116511
Marina Picolo RA: 11061812
Melissa Keiller Gomes RA: 11096712
Santo André - 3Q 2016
Objetivos
- Avaliação do modelo do motor DC para a análise dos efeitos de perturbações e condições de falha em sistemas dinâmicos.
- Análise das condições de operação do motor DC e determinação de padrões baseados no domínio da frequência.
- Formalização de um método de monitoramento de máquinas e uso de métodos de reconhecimento de padrões utilizando bancos de filtros FIR.
Resultados
1. Considerando o modelo matemático do motor DC, determinar diferentes configurações do ambiente de simulação que determinem um banco de dados com duas realizações em condição nominal (variando velocidade de referência, por exemplo), duas condições de operação sujeitas a perturbação (variando o torque de carga, por exemplo), e duas realizações para cada condição de falha (elétrica e mecânica).
2. Considerando a tabela preenchida no anterior laboratório (tabela 1), determinar padrões de comportamento, nos domínios do tempo e frequência, para cada condição de operação considerada. Os padrões podem estar referidos a valores pico ou em regime (domínio do tempo) e posição das componentes principais e magnitudes das componentes principais (domínio da frequência).
3. Projetar e adicionar ao ambiente de simulação contendo o modelo do motor DC (figura 1), blocos “função de transferência” contendo três filtros FIR (passa-altas, passa-baixas e passa-faixas) cujas frequências de corte tenham sido determinadas considerando os padrões de comportamento do anterior item. Posteriormente, utilizar algum arranjo lógico simples (baseado em comportas AND, OR, etc) para detectar condição de falha ou condição nominal (com ou sem perturbação). Se sugere utilizar uma saída 1 lógico (verdadeiro) para condição de falha, e 0 lógico para condição nominal (falso).
4. Se sugere utilizar o arquivo auxiliar firllook.m para a determinação dos filtro FIR
...