INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL ÉTICA E RESPONSABILIDADE
Por: Douglas Marcon • 2/12/2016 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA – UNIUV
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
PROF. JOSÉ
21 JUN. 2013
ÉTICA E RESPONSABILIDADE
DOUGLAS VENICIUS MARCON
O tema ética está muito presente em nosso dia a dia, bem como das organizações de produtos e serviços do primeiro, segundo e terceiro setor. Definiremos alguns conceitos e termos. Quando se diz “ética”, logo vem à mente o termo “moral”. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
O mercado de trabalho hoje está muito competitivo, isso devido ao aumento na qualidade intelectual dos profissionais. Profissionais que permanecem trabalhando nos modelos cotidianos e não buscam inovações ficam para trás e perdem espaço para aqueles que buscam métodos diferentes de trabalhar. Hoje o mercado busca a inovação, novas ideias, algo que traga um diferencial na sua imagem. Ao conquistar o seu espaço dentro, o profissional não possui a garantia de permanência no mercado de trabalho, ao contrário ele precisa todos os dias provar sua qualificações. O trabalho bem feito realizado na data de ontem, não garante qualquer vacilada futura. O empregado é todos os dias testado, sabendo que muitos profissionais aguardam a oportunidade de estar no lugar dele, tendo assim que competir para que seus ganhos junta a empresa sempre prevaleçam sobre os demais funcionários, mostrando a sua importância para o desenvolvimento. Os profissionais são exigidos quanto a conhecimentos extras sem acréscimos em seus ganhos.
Dentro do código de ética dos profissionais ministrados pelo CREA exerce-se três gradações de penas por infração ética, aplicáveis segundo a gravidade e a forma da falta. Sendo a primeira pena a de advertência no qual o infrator, receberá reservadamente uma chamada de atenção devido ao seu deslize profissional, esperando-se que este não cometa mais o mesmo erro. O segundo tipo de punição de caráter mais grave, denominada de caráter público, o infrator fica exposto à execração pública, sendo exposta a sociedade a sua imagem de má conduta e mal profissional, causando danos muito graves a sua conduta profissional. E por ultimo e a única que trará danos materiais ao profissional é o cancelamento do registro profissional previsto pela lei
...